Palestras sobre solo e reserva alimentar encerram participação da SDA na 25ª Expoita

4 de setembro de 2023 - 16:30 # # # #

Glauber Sobral - Ascom SDA - Texto
Ascom SDA - Foto

Palestras sobre a importância do solo para a agricultura e da reserva alimentar para o rebanho encerraram a programação no estande da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), na 25ª Exposição Agropecuária de Itapipoca (Expoita). As atividades foram realizadas neste sábado (2) e contaram com as presenças de agricultores, trabalhadores rurais, secretários municipais e técnicos da SDA.

No sábado, durante o ciclo final de apresentação, o assessor da Coordenadoria de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep), Marcos Peixoto, pontuou sobre a reserva alimentar e reforçou a importância da SDA na Expoita.

“Estar na Expoita com um estande destaca a importância da Secretaria do Desenvolvimento Agrário para todo o Ceará. Estamos aqui justamente com o apoio do nosso secretário Moisés Braz e reafirmando o compromisso da nossa SDA para explanar este e outros temas considerados estratégicos para o agricultor e produtor rural”, afirmou.

Ainda no último dia do estande da SDA, a palestra “A importância do solo para a agricultura” foi ministrada pelo técnico da Ematerce Gilcivan Moreira. Já na sexta-feira (1º), no penúltimo dia da programação, o Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF) foi tema debatido pela coordenadora da Unidade Técnica do Crédito Fundiário (Cocred), Maria Leuda.

Parceria

Neste ano, a SDA estreou um estande na Expoita, que contou com exposições de produtos da agricultura familiar, palestras, encontros estratégicos de secretários estaduais, entregas simbólicas de equipamentos para programas como o Programa de Aquisição de Alimentos.

Para o secretário de desenvolvimento agrário, pesca e recursos hídricos de Itapipoca, Fábio Pires, a presença da SDA na Expoita foi peça primordial para debater temas relevantes para o agricultor e trabalhador do campo.

“Teve muito aprendizado na parceria entre prefeitura municipal e Governo do Estado, via SDA. O agricultor se sente feliz quando está sendo assistido. Agradeço toda a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e o Governo do Estado por essa iniciativa”, frisou o secretário.

Destaques

No primeiro dia do estande da SDA, alunos da escola do campo Nazaré Flor, do assentamento Maceió, em Itapipoca, participaram das formações, na manhã de terça-feira (29). Palestras sobre certificação orgânica, manejo de sementes crioulas, agroecologia e segurança alimentar marcaram o primeiro dia das atividades no estande da SDA.

Na quarta-feira (30), o secretário executivo de Fomento Produtivo e Agroecologia, Pedro Neto, e o presidente do Idace, João Alfredo, fizeram a entrega simbólica de 2.316 títulos de terra para trabalhadores/as rurais da região do Vale do Curu. Estiveram presentes na solenidade beneficiários, secretários de agricultura e técnicos da SDA, do Idace e da Ematerce.

No terceiro dia de programação, na quinta-feira (31), o secretário da SDA, Moisés Braz, realizou encontro com secretários(as) de Agricultura da região Vale do Curu e Aracatiaçu. Os desafios das políticas públicas de apoio à agricultura familiar e os recursos para as secretarias municipais foram os temas centrais da reunião.

Após o encontro, os secretários da SDA realizaram as entregas simbólicas de equipamentos para o PAA e certificação do PIMP, além de uma ensiladeira para uma entidade de Itapipoca. Durante esses dias, outras atividades foram ofertadas para o público que visitou o estande da SDA.

A programação da estreia do estande da SDA na Expoita foi compartilhada pelas redes sociais da pasta estadual, no @sdaceara.

SDA na Expoita

A SDA estreou na 25ª Expoita, que aconteceu de 27 de agosto até 3 de setembro no Parque de Exposições Coronel Hildeberto Barroso, em Itapipoca, com entrada gratuita.

Em apoio ao programa estadual Ceará Sem Fome, o público foi convidado a doar dois quilos de alimentos na entrada. Durante os dias, a Expoita teve variadas atrações, que incluíram torneios, parque de diversões, minifazenda, shows musicais, Feira de Saberes e Sabores — com venda de artesanato, comidas típicas e produtos da agricultura familiar.