SRH, Sohidra e SDA discutem projeto de abastecimento de comunidades rurais

5 de setembro de 2023 - 15:16 # # #

Ascom SRH - Texto e Foto

Dando continuidade à iniciativa de dar segurança hídrica para as comunidades cearenses, o grupo de trabalho formado por gestores e técnicos da Secretaria de Recurso Hídricos (SRH), da Sohidra e Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) reuniu-se nesta segunda-feira (04). Na oportunidade, foi debatida a implementação do microssistema comunitário de abastecimento de água para dessedentação animal e múltiplos usos nas comunidades rurais do estado.

O projeto, que tem como objetivo utilizar poços existentes perfurados pela Sohidra e pela SDA no aproveitamento para usos múltiplos para a comunidade, entrará em fase de captação de recursos pelas pastas envolvidas. Com o investimento, serão colocados equipamentos em teste, para então serem avaliados e ampliados em todo o estado.

Robério Monteiro, secretário dos Recursos Hídricos, aponta para a boa expectativa do projeto. “Sabemos que muitas regiões do nosso estado enfrentam muita dificuldade com o acesso à água para os múltiplos usos. Com a implantação desse projeto em conjunto, levaremos provisão para que essas pessoas possam desenvolver outras atividades, além de suprir a demanda de dessedentação animal”, afirma Robério.

O superintendente da Sohidra, Paulo Ferreira, participou da discussão e reforça a importância da articulação interinstitucional. “A integração entre o sistema da Secretaria dos Recursos Hídricos e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário tem sido uma iniciativa de extrema importância, pois esse equipamento em desenvolvimento conjunto irá garantir a segurança hídrica em diversos municípios cearenses”, aponta Paulo.

Por parte da SDA, o grupo de trabalho conta com a representação da coordenação da CoAgua, Administrativo Financeira e Assessoria Jurídica e Gabinete. Por parte da SRH, estiveram presentes o Secretário de Recursos Hídricos junto à Assessoria Jurídica, além do superintendente da Sohidra.

Sobre o Projeto

O microssistema comunitário de abastecimento de água para dessedentação animal e múltiplos usos buscará atender famílias de baixa renda e residentes na zona rural por meio de um equipamento composto por captação de água de fonte subterrânea já existente.

Após as fases de captação de recursos e testes, a implantação do Microssistema seguirá as etapas de mobilização com cadastro das famílias, capacitação dos beneficiários quanto ao uso do equipamento e à gestão da água, para então ocorrer a implementação do microssistema.