Em bate-papo semanal, governador anuncia prorrogação de validade de concurso da Seduc

6 de setembro de 2023 - 14:43 # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar e Helene Santos - Casa Civil - Fotos

Medida permite futura convocação de professores que estão no cadastro de reserva

Em conversa semanal com a população cearense, o governador Elmano de Freitas anunciou, nesta quarta-feira (6), a prorrogação da validade do concurso para professores da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc). Atualmente, mais de 600 nomes ainda estão no cadastro de reserva, após convocação de 3.300 profissionais.

“Na semana passada, eu falei que estávamos discutindo sobre o concurso dos professores do Estado do Ceará. Então, quero comunicar aos professores que, no Diário Oficial do Estado que será publicado hoje (6), sairá o ato de prorrogação do concurso de professores e professoras do Estado do Ceará”, comunicou o governador. Desde a homologação do certame de 2018 foram chamados os 2.500 profissionais aprovados para vagas de provimento imediato e mais 800 integrantes do cadastro de reserva.

Com a ação, 612 professores que ainda estão no cadastro de reserva vão poder ser futuramente convocados para integrar a rede estadual de educação. “Vamos agora nos organizar para garantir o momento adequado para que possam, com muita honra para nós, integrar a rede pública de ensino. E, assim, queria agradecer aos professores por nossos resultados e tanto orgulho que nos dão na nossa educação”, complementou Elmano.

Bate-papo com os cearenses

Em seu momento de escuta direta com a população cearense, o governador ouviu elogios, sugestões e respondeu demandas de cidadãos de várias regiões do estado.

Davi Alves abriu o momento de interação perguntando ao governador sobre a ampliação do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac). Em resposta, Elmano reforçou a importância e o compromisso com o fortalecimento das forças de segurança pública.

“A nossa ideia é sim mantermos essa relação da polícia com a comunidade. Polícia ostensiva, polícia comunitária, os vários batalhões, mas com um entendimento: tudo isso é Polícia Militar. Nós temos que fortalecer todos os batalhões, todas as companhias, mas sempre com a ideia que temos que fortalecer a instituição Polícia Militar do Ceará e é isso que estamos buscando fazer”.

Sobre a área de saúde, quem fez o questionamento foi Tatiana Mourão. A fortalezense cobrou uma aprovação mais célere para os aprovados do concurso da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). “Nós já fizemos um entendimento com a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), e este mês chamaremos 600 aprovados no concurso e 800 em dezembro. Só este ano vamos chamar 2 mil servidores concursados para a Sesa. Provavelmente, nenhum estado brasileiro está chamando tantos servidores concursados para seu serviço público só na área de saúde”, pontuou Elmano. “Tenho convicção que precisamos acelerar, mas faremos isso, evidentemente, garantindo o equilíbrio fiscal do Estado”, completou.

Liliane Costa também deixou sua contribuição na live, perguntando quando o piso da enfermagem será pago. Em resposta, o governador explicou que, nesta quarta-feira (6), a mensagem passa por aprovação na Alece.

“Gostaria de agradecer aos parlamentares que estão aprovando essa mensagem, creio eu, por unanimidade. O líder do Governo na Assembleia, deputado estadual Romeu Aldigueri, fez uma emenda para garantir que na lei ficasse expresso o que diz respeito ao 13° salário, às férias, e aos aposentados que têm direito à paridade. Isso tudo está ficando expresso na lei. Depois desse processo, em seguida já iremos efetuar os pagamentos”, explicou o governador.

Questionado por Marcos André sobre a importância dos aeroportos regionais passarem para a administração da Infraero, o Elmano pontuou algumas vantagens: “A Infraero administra um dos maiores aeroportos da América Latina, o de Congonhas (São Paulo), então ganharemos muito na área administrativa. Segundo, que economizaremos, porque a Infraero fará um investimento e devemos ter economia na área de R$ 21 milhões. Portanto, vamos economizar dinheiro e iremos ganhar experiência, porque estaremos trabalhando e aprendendo”, ressaltou Elmano.

Um dos assuntos em alta durante o bate-papo foi o Bolsa Atleta. O chefe do Executivo Cearense tranquilizou: “O Bolsa Atleta será regularizado. Sei que tem críticas justas, e estamos trabalhando para que nos próximos dias seja regularizado”.

Ceará Sem Fome

O governador aproveitou a oportunidade para comentar o início do funcionamento das cozinhas comunitárias do Pacto por um Ceará Sem Fome. Na última segunda-feira (4), foi entregue na comunidade Lagoa do Papicu a primeira Cozinha Ceará Sem Fome. O equipamento fornecerá 100 quentinhas, diariamente, a pessoas em situação de extrema vulnerabilidade social.

“Fiquei muito feliz, almocei lá. Comi da mesma comida que a população irá comer lá. Estou aqui para afirmar que iremos aumentar cada vez mais as cozinhas solidárias. Os recursos já estão com as entidades que participaram e foram selecionadas em edital público, por área do estado. Queremos ter 1.200 cozinhas solidárias, fazendo mais de 100 mil refeições todos os dias para tirarmos o Ceará do mapa da fome”, ressaltou Elmano. Até sexta-feira (8), serão 13 equipamentos funcionando no estado, proporcionando mais de mil refeições diárias aos cearenses que mais precisam.

O governador também foi informou que o benefício do mês de setembro, do Cartão Ceará Sem Fome, está sendo pago nesta quarta-feira (6).

Viagem à China

Ao fim da live, o governador Elmano de Freitas comunicou aos cearenses que fará viagem à China, onde tratará de investimentos na área de Hidrogênio Verde e Energia Eólica. “Vamos nos reunir com investidores para garantir investimentos no Estado do Ceará. Porque o que o povo do Ceará mais precisa é emprego. Por isso estou viajando: para garantir emprego para o povo do Ceará”, finalizou.