Doação de órgãos e tecidos: atividades no Hias visam sensibilizar público sobre a causa

7 de setembro de 2023 - 10:02 # # # #

Ana Lídia Coutinho - Ascom Hias - Texto
Josias Jerônimo e Arthur Sousa - Arte gráfica

Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promove neste mês de setembro uma série de atividades em prol da conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos. A iniciativa é da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) da unidade.

Para a coordenadora de enfermagem do CIHDOTT, Francy Mary Arraes, a campanha tem como intuito sensibilizar ainda mais o público do Hias sobre a questão da doação de órgãos, um trabalho realizado periodicamente na unidade. Ela explica que a captação de órgãos tecidos pode beneficiar mais de oito pessoas que estão na fila de espera. “Convidamos todos os funcionários para a participar dessas atividades e se unirem à causa da doação de órgãos e tecidos. Juntos, podemos fazer a diferença e salvar vidas”, reforça.

Na próxima quarta-feira (13), a programação se inicia com a realização de panfletagem nos corredores do hospital às 7h, 13h e 19h, com o objetivo de disseminar informações sobre a doação de órgãos e tecidos.

Rodas de conversa

Também serão realizadas rodas de conversa com familiares de pacientes internados no Hias. Sob o tema “Um gesto de amor salva vidas”, as reuniões serão conduzidas no dia 13, às 10h; no dia 18, às 14h; e no dia 20, às 20h, no Centro de Estudos, com mediação da enfermeira Francisca Maria Gales Costa.

No dia 25, às 9h, a enfermeira também conduzirá um momento de sensibilização sobre transplante de órgãos e tecidos, no Auditório B do Centro de Estudos, voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem. Em seguida, às 10h, haverá os depoimentos da família de um receptor de coração transplantado, seguidos de uma sessão de cinema com pipoca exibindo o filme “Filipe”. O evento encerra com a distribuição de brindes. Para participar, os colaboradores devem se inscrever por meio do formulário on-line.

Fechando a programação, no dia 27 de setembro, em celebração ao Dia Nacional do Doador de Órgãos, a médica intensivista Vládia Almeida ministrará uma palestra sobre o Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, às 10h, e às 14h, também no Auditório B do Centro de Estudos, e outra às 14h. Após a palestra da tarde, haverá um momento de descontração com a equipe de atividades lúdicas.