ESP participa do Seminário Nacional de Residências em Área Profissional da Saúde em Brasília

7 de setembro de 2023 - 09:55 # # # #

Juliana Marques - Ascom ESP - Texto
Divulgação - Foto

O Seminário reuniu representantes das principais residências brasileiras, entre discentes, coordenadores, tutores, preceptores e supervisores

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), autarquia vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), participou, por meio da Gerência de Residência Multiprofissional (Resmulti), do Seminário Nacional de Residências em Área Profissional da Saúde, que aconteceu em Brasília, na última segunda (4) e terça-feira (5).

Realizado pelo Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), o evento teve como objetivo discutir o fortalecimento dos Programas de Residências em Saúde no País e a qualificação profissional em áreas prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram do encontro, representando a ESP/CE, a gerente de Residência Multiprofissional, Kellyane Munick, e a coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais (Coremu), Jamisse Araújo.

“Nós, da ESP/CE, fomos convidados a vir a Brasília para trazer a nossa experiência das Residências do Ceará. A ideia é que nossa participação, assim como a de outras instituições, contribuam com a construção da Política Nacional das Residências em Saúde”, explica Araújo.

Seminário

O Seminário reuniu cerca de 250 representantes das principais residências brasileiras, entre discentes, coordenadores, tutores, preceptores e supervisores. Ao longo de dois dias, eles integraram uma programação diversificada com mesas redondas, palestras e grupos de trabalho temáticos.

Também participaram do evento, representantes do Fórum Nacional de Residentes em Saúde (FNRS), do Movimento Nacional em Defesa das Residências em Saúde (MNDRS), do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (Conasems).