Polo UAB de Beberibe recebe premiação nacional em Brasília

7 de setembro de 2023 - 10:18 # # # #

Ascom UAB - Texto e foto

A unidade conquistou o segundo lugar no “Prêmio Polos EaD UAB em Ação”, concedido pela Capes

Em cerimônia realizada em Brasília na última terça-feira (5/9), o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do município de Beberibe recebeu a comenda “Prêmio Polos EaD UAB em Ação”, concedido pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A unidade foi agraciada com o segundo lugar na premiação, que reconhece os polos mais destacados do País.

Compuseram a mesa da cerimônia a presidente da Capes, Mercedes Bustamante; a diretora de Educação a Distância da instituição, Suzana dos Santos; e o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda.

A coordenadora do Polo UAB de Beberibe, Virgínia Tavares, participou da solenidade. Em seu discurso, Virgínia agradeceu ao apoio dado pelo Governo do Ceará/Secitece à unidade, destacando que a conquista é fruto de muita dedicação, colaboração, parcerias e resiliência.

“A UAB não reconhece fronteiras e nós, do Polo de Beberibe, somos um veículo efetivo de acesso ao ensino superior público, rompemos com limites, falta de esperança, conectando pessoas e instituições em um lindo movimento de democratização do saber, principalmente para aqueles que sem essa oportunidade seriam excluídos desse processo educativo”, disse a coordenadora durante a entrega da comenda.

O Polo UAB de Beberibe é uma das 39 unidades geridas pela Secitece no Ceará, por meio da Coordenadoria de Educação Superior (Cesup/Secitece). A unidade de Beberibe foi implantada em 2008, totalizando 15 anos de existência. Ao todo, já formou mais de 700 egressos e possui mais de 350 alunos matriculados.

Os polos da UAB estão instalados em 37 cidades cearenses e atendem aos 184 municípios do Estado. A UAB é responsável pela formação superior a distância, com oferta principal de cursos voltada aos docentes do ensino básico, atuando no Ceará há mais de 15 anos. Opera em regime de colaboração entre a Capes, as Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) integrantes do Sistema UAB e os mantenedores de polo, em especial os municípios.

Mais sobre a premiação da Capes

O “Prêmio Polos EaD UAB em Ação” tem como objetivo valorizar iniciativas criadas e/ou executadas pelos polos UAB e enaltecer a educação a distância, que tem apoiado na democratização do acesso à educação no País. A comenda premia os polos que mais se destacaram na proposição, na organização e execução de ações de educação e integração com a comunidade, no âmbito municipal e regional. Os três primeiros colocados no prêmio em 2023 foram: Santo Antônio da Patrulha/RS, Beberibe/CE e Nova Friburgo/RJ.