Secretários da SDA participam da Jornada Hemisférica da Agricultura Familiar, em Brasília

11 de setembro de 2023 - 15:51 # # # #

Glauber Sobral - Ascom SDA - Texto
Elis Priscila - SDA - Fotos

O secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, participou, nesta segunda-feira (11), do primeiro dia da Jornada Hemisférica da Agricultura Familiar das Américas, em Brasília. O evento teve como objetivo facilitar o diálogo hemisférico sobre os avanços nas políticas públicas para a agricultura familiar, com ênfase naquelas que contribuem para a ação climática, a segurança alimentar e o bem-estar rural.

Para o secretário da SDA, Moisés Braz, a jornada reforçou a importância do debate sobre o fortalecimento da agricultura familiar. “O evento foi muito relevante por debater sobre os investimentos, políticas públicas para o desenvolvimento da agricultura familiar no Brasil e nos países hemisféricos. O encontro também teve apresentação de projetos exitosos e enriqueceu o debate sobre os incentivos do Governo Federal para fortalecer os estados do Nordeste”, pontuou o titular da SDA.

O encontro contou também com a participação do secretário executivo da SDA, Marcos Jacinto, do ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e de representantes dos estados do Consórcio Nordeste. A jornada reuniu referências do setor público, organizações do campo, cooperativas, acadêmicos e organismos internacionais dedicados à agricultura familiar, provenientes de diversas regiões das Américas, incluindo América Central, Andina, Sul, Caribe e México.

Marcos Jacinto elogiou a proposta do encontro, organizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).

“Participamos da Jornada Hemisférica da Agricultura Familiar e presenciamos a conexão das experiências agroecológicas entre os países na perspectiva de fortalecer as políticas públicas e as ações que desenvolvem e dão suporte à agricultura familiar. O evento serviu também para aproximar cada vez mais os estados, fortalecer as ações e o debate político em relação à agricultura familiar. Este foi um momento importante também para o nosso Ceará”, enalteceu Jacinto.

Durante sua participação, o ministro Paulo Teixeira elencou programas desenvolvidos pelo Governo Federal para as políticas de campo, como o Programa Nacional de Financiamento da Agricultura Familiar (Pronaf), e falou sobre a força da agricultura familiar associada à participação social no Brasil.

Conforme o ministro, o debate sobre o tema pode ser um grande aliado contra os problemas globais. “Nossa proposta é tirar o Brasil do mapa da fome, aumentar a produção de alimentos saudáveis e fazer a transição ecológica na nossa agricultura. Então esse é o momento de se pensar agricultura familiar. Nós não temos condição de lembrar desse tema sem pensar na participação social. Nós queremos que todos os países tenham soberania alimentar e que possam alimentar adequadamente todo o seu povo. Que eles também possam oferecer trabalho digno, emprego, salário digno, acesso à educação, saúde, lazer e cultura. Esses e outros assuntos nós estamos colocando aqui na pauta desse encontro e na pauta do Brasil”, frisou Paulo Teixeira. O evento segue até terça-feira (12), no prédio do Itamaraty, na capital federal.