Comitiva do Ceará visita principal complexo eólico de Fujian, na China

12 de setembro de 2023 - 17:09 # # #

Ascom Casa Civil - Texto e Foto

Em Fuzhou, capital da província de Fujian, na China, o governador Elmano de Freitas visitou, nesta terça-feira (12), o Complexo Eólico Três Gargantas, um dos maiores do mundo no setor de geração de energia. O objetivo da visita foi conhecer o processo de operação e os equipamentos instalados na área industrial.

“Fiquei muito impressionado com a complexidade do empreendimento, que tem capacidade para abastecer grande parte da região. Nossa intenção é trocar experiências e conhecer exemplos de sucesso nessa área. O Ceará tem todas as condições climáticas e de infraestrutura para receber grandes projetos de energia eólica e demais energias renováveis”, citou o governador Elmano.

No complexo, o governador Elmano de Freitas acompanhou a produção de turbinas eólicas, de pás e de torres. Fujian é responsável pela geração de, aproximadamente, 6.5 gigawatts de energia eólica. Contudo, as condições climáticas da província não são tão favoráveis quanto às do Ceará, tendo um aproveitamento inferior a 55% contra 65% de potência por parte cearense. Desta maneira, a visita pôde mostrar a experiência eficiente de um empreendimento mesmo em um lugar desfavorável.

Também participaram da visita o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros; a diretora de desenvolvimento comercial do Complexo do Pecém, Rebeca Oliveira; entre outras autoridades.