Em Iguatu, Praça Mais Infância alegra crianças e aproxima famílias no distrito de José de Alencar

12 de setembro de 2023 - 14:26 # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Thiago Gaspar - Casa Civil - Foto

Até o momento, Governo do Ceará soma 33 Praças Mais Infância inauguradas

“Não vai faltar gente aqui”. É o que diz Luana dos Santos, de 21 anos, sobre a Praça Mais Infância que foi inaugurada pelo Governo do Ceará, na manhã desta terça-feira (12), no distrito de José de Alencar, em Iguatu. O equipamento integra o Programa Mais Infância Ceará, desenvolvido por meio da Secretaria da Proteção Social.

“É um espaço onde a criança aprende, brinca, fica fora da rua. Também é importante para os idosos, que podem fazer atividades físicas”, complementou Luana dos Santos.

A inauguração contou com as presenças do assessor especial de Assuntos Municipais da Casa Civil, Artur Bruno, representando o governador do Ceará em exercício, deputado Evandro Leitão; do prefeito interino de Iguatu, Ronald Bezerra; do secretário-executivo da SPS, Paulo Guedes; do superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira; e outras autoridades.

A praça, resultado da parceria entre Estado e município, tem 2.280,00 m² e conta com playground em piso emborrachado anti-impacto, anti-derrapante e drenante; academia ao ar livre; pergolado; bloco de apoio: administração, almoxarifado, fraldário, banheiros masculino e feminino; quadra poliesportiva; e bicicletário. O investimento foi de R$ 980.472,05, com recursos do Tesouro do Estado e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID/Proares).

Artur Bruno defendeu a importância de fazer parcerias e investimentos para oportunizar espaços públicos de lazer. “Essa é a 33ª Praça Mais Infância entregue, sendo a primeira em Iguatu. Um dia, a comunidade de Alencar sonhou com essa praça, e esse sonho foi compartilhado com o poder público. Hoje, estamos vendo a concretização desse sonho. Essa praça vai acolher a todos. As famílias vão brincar juntas”, afirmou.

Ao todo, o Governo do Ceará já entregou 568 equipamentos por meio do Mais Infância Ceará. “No entorno, esses equipamentos também geram renda para pequenos comerciantes. Todas essas praças têm árvores plantadas, porque a sustentabilidade é também um compromisso do Estado”, reforçou Artur Bruno.

Mais alegria e união na comunidade

A família de Derleide Rodrigues, 40, mora no distrito de José de Alencar há muitas gerações. Derleide sente alegria ao ver a comunidade ser transformada em um local mais acolhedor para ela e a filha Heloísa, 3. “Antes, esse local era só mato, sem estrutura para a gente curtir. Isso trouxe alegria para nós. Um espaço desse, gratuito, é muito bom pra gente. Minha filha quer passar o dia aqui, brincando. É difícil querer sair”, comemorou.

O cuidado com a memória local durante a construção foi destacado pelo superintendente de Obras Públicas do Ceará, Quintino Vieira. “Não mexemos no trilho [ferroviário] que existia aqui, porque tem um significado. As pessoas sempre vão lembrar da história, do trem que passava pela comunidade”, explicou.

O secretário-executivo da SPS, Paulo Guedes, falou do trabalho para entregar espaços adequados para as crianças cearenses. “As famílias vão aproveitar essa praça, porque é muito importante ter um local de vida para as crianças, jovens, adultos e idosos”, destacou.

O prefeito interino de Iguatu, Ronald Bezerra, também comemorou a entrega do equipamento. A Prefeitura Municipal fez a doação do terreno. “A praça dará momentos de lazer para a população. É uma satisfação muito grande”, pontuou.