Endometriose: doença inflamatória acomete cerca de 15% das mulheres

12 de setembro de 2023 - 11:43 # # # # # #

Marcelle Honorato - Ascom HGCC e Suzana Mont'Alverne - Ascom HMJMA - Texto
Thiago Freitas e Suzana Mont'Alverne - HGCC e HMJMA - Foto Thiago Freitas - Infográfico

 

As mulheres precisam investigar as cólicas intensas, que impossibilitam a rotina com frequência e que ocorrem há mais de seis meses

Uma doença pouco falada entre as mulheres, mas que gera, ao longo dos anos, incômodos, dores e frustrações. A endometriose profunda afeta de 10% a 15% da população feminina brasileira e ocorre quando o endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero, movimenta-se no sentido oposto da menstruação e cai nos ovários ou na cavidade abdominal, podendo atingir órgãos como intestino e bexiga.

Thiago Farias, ginecologista e obstetra do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), explica que ainda não há um consenso da comunidade médica sobre o aparecimento da doença. Há hipóteses que apontam fatores genéticos, imunológicos e hormonais. “A progressão da doença está fortemente associada a uma resposta inflamatória nos tecidos acometidos, à dor pélvica ou aos quadros de infertilidade”, complementa Farias.

O médico explica que essas dores são conhecidas como “os seis Ds”: dor ao menstruar (cólicas), dor ao ter relação sexual, dor ao defecar ou ao urinar, dor pélvica fora do ciclo menstrual, dor no final da coluna ou na região lombar e a dor de não poder engravidar.

De acordo com Adriano Veras, diretor-geral do HGCC, uma boa parte das mulheres já está acostumada com um padrão de dor durante o período menstrual, mas quando ela aumenta e evolui a cada ciclo, é importante ficar atenta. “A dor é um elemento importante na avaliação. Para o médico, é difícil mensurar – só pelo critério de dor – a gravidade da doença, mas é um critério importante”, alerta Veras.

Os sintomas devem ser vistos com seriedade, o diagnóstico precoce pode salvar a paciente de complicações. “A divulgação dos sintomas é educativa e ajuda as mulheres a ter um diagnóstico precoce, prevenindo o agravamento da doença, que afeta órgãos importantes, como intestino, bexiga, nervos e ureter, e compromete a fertilidade”, destacou Adriano Veras.

O diretor-geral recomenda ainda que, ao notar uma ampliação da dor, a mulher busque o atendimento médico e solicite exames específicos para uma investigação mais aprofundada. Os especialistas apontam o ultrassom e a ressonância como exames importantes para o diagnóstico preciso. Dependendo do caso, os médicos podem fazer um exame clínico de toque para tatear as lesões e seus locais de acometimento ou solicitarem uma colonoscopia.

Atualmente, o diagnóstico da endometriose é feito, em média, em sete anos

Para Thiago de Farias, a endometriose é uma questão de saúde pública. “Algumas pacientes têm dores tão intensas que chegam a ir para o hospital para fazer medicação endovenosa, são retiradas do seu cenário profissional, encontram dificuldades para ter uma vida sexual normal ou estão em um estado tão agudo de dor que necessitam de um atendimento multiprofissional com psicólogos, assistentes sociais, cirurgiões, ginecologistas”, relata.

Tratamento e relação médico-paciente

Os médicos explicam que não há uma única abordagem terapêutica. O tratamento indicado depende da condição de cada paciente. “O melhor tratamento para uma mulher pode não ser para outra, mas todos têm a qualidade de vida como propósito”, esclarece o ginecologista obstetra do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), Lucas Nogueira.

O tratamento da doença pode incluir analgésico, para controlar a dor e a inflamação; anticoncepcionais e DIU hormonal. “Quando o tratamento hormonal ou medicamentoso não apresenta o resultado esperado ou a mulher já apresenta nodulações em regiões com riscos de obstrução, considera-se a cirurgia”, pontua o obstetra.

O Programa Saúde da Mulher agiliza cirurgias eletivas de endometriose no estado, bem como o tratamento da doença

Em mulheres com idade reprodutiva e que desejam ter filhos, “o procedimento cirúrgico retira apenas os focos de endometriose e as aderências”, explica o profissional. A cirurgia é realizada por meio de videolaparoscopia, com anestesia geral. Há ainda a histerectomia, procedimento cirúrgico que remove o útero e/ou ovários. “Pode ser indicada quando a paciente não tem o desejo de gestar”, pondera Nogueira.

Por ser um tratamento que envolve muitas fases e escolhas da mulher, a boa comunicação entre a paciente e a equipe é sempre a melhor estratégia. “Costumo dizer que vivemos a era do acordo terapêutico”, fala entusiasmado.

Qualidade de vida

Lucas Nogueira destaca ainda que a endometriose é uma doença inflamatória e requer assistência multifatorial, que vai da alimentação aos cuidados com a saúde mental. “Alguns alimentos têm uma potência inflamatória maior. Carnes vermelhas, açúcar, lactose e glúten, por exemplo, devem ser evitados”.

O HMJMA realiza diversos tratamentos para a doença, como clínico, implantação de DIU e cirurgia

O médico do HMJMA inclui na lista anti-inflamatória a prática de atividade física, sono regular e de qualidade, hidratação, e atenção à saúde psicológica. “O tratamento da endometriose afeta o estilo de vida das pacientes, por isso é importante saber lidar com algumas restrições e ter controle emocional para lidar com essa e outras questões do dia a dia. A boa saúde mental também auxilia na melhora dos sintomas”, indica.

Além da inflamação, a endometriose é estimulada durante o ciclo menstrual. “É importante bloquear a menstruação, fazendo uso de anticoncepcionais orais, os DIUs hormonais, implanon e injeções”, reforça Nogueira.

Sinais de alarme e agravos

O ginecologista destaca ainda alguns pontos de alerta sobre as cólicas menstruais e mudanças no funcionamento do intestino durante o período menstrual também devem ser considerados. “O intestino muito preso, com sangramento nas fezes, dor para evacuar, e até mesmo sangramento da urina, podem indicar o processo inflamatório”, reforça.

Lucas enfatiza que mulheres jovens precisam de mais atenção. “Às vezes, a paciente faz uso de método contraceptivo e ignora os sintomas. Os médicos precisam acompanhar de perto, é uma doença longa, e os sintomas e a evolução podem surgir durante todo o período reprodutivo de uma mulher”.

Como forma de cuidado e atenção à mulher, a Sesa lançou, em parceria com a Secretaria das Mulheres, em agosto, o Programa Saúde da Mulher, ação que agiliza as cirurgias eletivas de endometriose no estado, bem como o tratamento da doença. A iniciativa está sendo realizada no HGCC, no Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), no Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), unidade federal.