SAP celebra unidades prisionais que obtiveram melhor posição no Selo Nacional de Gestão Qualificada em Serviços Penais

12 de setembro de 2023 - 15:34 # # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto
SAP - Foto

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) conquista mais um marco histórico. Quatro unidades prisionais do Estado foram reconhecidas nacionalmente e estão entre as melhores unidades do Brasil no “Ranking Prisional do Selo de Gestão Qualificada em Serviços Penais” da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

O Ceará conquistou a premiação com o desempenho de excelência do conjunto de ações desenvolvidas na Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (6º lugar), Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (16º lugar), Unidade Prisional Feminina de Sobral (18º lugar) e Unidade Prisional Feminina do Crato (22º lugar).

Desde 2019, a SAP vem desenvolvendo ações e projetos de ressocialização em larga escala, mudando a realidade do sistema prisional do Estado, tornando-o referência no País. Além disso, o Estado conquistou, também, o 2° lugar no ranking nacional, devido ao registro de unidades entre os 30 primeiros lugares.

O secretário da Administração Penitenciária e Ressocialização, Mauro Albuquerque, parabeniza todos os policiais penais por mais uma conquista do sistema prisional do Ceará. “Graças ao trabalho, empenho e união de todos os profissionais do sistema, conquistamos diversas colocações entre os 30 primeiros lugares do país no Ranking Prisional do Selo de Gestão Qualificada em Serviços Penais. Ficar em 2° lugar nos eixos segurança, gestão prisional e ressocialização é um alcance inédito para o Ceará e para a Polícia Penal. Ainda não alcançamos o ideal, mas estamos no caminho certo. A meta agora é conquistar o primeiro lugar. Pois estamos construindo uma polícia penal mais justa, transparente e legalista. Nosso trabalho está salvando vidas e transformando realidades. Não só dos internos, mas também dos nossos policiais penais”, disse.

A policial penal e diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), Ilana Ferro, comemora a colocação. “Essa conquista foi coletiva. Dedico essa premiação a toda minha equipe e principalmente ao secretário Mauro Albuquerque pelo apoio e assistência. Nossa realidade é outra depois de 2019. Ainda temos muito que melhorar, mas com empenho e união ainda vamos cada vez mais longe”, concluiu.

A policial penal e diretora da Unidade Prisional Feminina Desembargadora Auri Moura Costa (UPF), Socorro Matias, comenta sobre a conquista da unidade. “Como diz uma frase: dai honra a quem tem honra. Tenho 28 anos de serviço e antes da chegada do secretário Mauro a realidade é outra. Ele chegou e disse: é possível e aqui estamos colhendo bons resultados e frutos do nosso trabalho. Gostaria de agradecer por acreditar na nossa missão e dar todas as condições para chegarmos até aqui. Esse prêmio é merecido, pois hoje a polícia penal é reconhecida como deve ser”, afirma.

A policial penal e diretora da Unidade Prisional Feminina de Sobral (UPFSobral), Elisangela Maria da Silva, se emociona ao falar da conquista. “Nossa missão não é fácil, mas hoje vejo que é possível. Dedico essa premiação a toda minha equipe que divide comigo todas as dificuldades do dia a dia. Sem vocês nada disso se tornaria uma realidade”, atenta.

Premiação

O Selo de Gestão Qualificada em Serviços Penais é uma iniciativa lançada pela Senappen em 2020, que visa promover a excelência e estimular melhorias em todas as unidades penitenciárias do País. Este selo avalia e reconhece o compromisso das unidades prisionais com diretrizes de gestão, segurança e assistências penitenciárias de alta qualidade.

O selo é estruturado em três eixos e 28 indicadores, estabelecidos com base em normativos legais, incluindo a Constituição, a Lei de Execução Penal, resoluções do CNPCP e tratados internacionais. Cada indicador tem uma meta a ser alcançada, com pontuações que variam de 1 a 4 pontos, totalizando 20 pontos em cada eixo.