Theatro de Portas Abertas: edição de setembro realiza Virada Cultural com 10 horas de programação gratuita e foco na música

13 de setembro de 2023 - 14:51 # # #

Ascom TJA - Texto e foto

Shows do Bloco “Pra Quem Gosta é Bom”, Rodger Rogério e Vitoriano, além das festas “Relance” e “Viva La Pachanga”, serão os destaques do “II Virade no Zé”

A nona edição de 2023 do projeto “Theatro de Portas Abertas” realiza mais um evento especial no dia 17 de setembro (domingo), celebrando de forma diferenciada o ‘mêsversário’ de 113 anos do Theatro José de Alencar (17 de junho de 1910). Oferecendo 10 horas de programação, a segunda edição do “Virade no Zé” irá estender-se por três espaços do equipamento – Jardim de Burle Marx, Praça Mestre Boca Rica e Palco Principal -, com atividades gratuitas.

De forma mais enxuta que a edição de estreia, em 2022, esta edição dará prioridade à linguagem da música em sua potencialidade maior, sobretudo, em suas multiplicidade de ritmos. A partir das 14h, a programação inicia com um clima de Pré-Carnaval do bloco “Pra Quem Gosta é Bom”.

Na sequência e partindo para a Praça Mestre Boca Rica, entram em cena os DJs do projeto “Relance”, Lucas Baber e Victor Azevedo. O veterano Rodger Rogério, acompanhado do músico Vitoriano, é atração do Palco Principal. Por fim, de volta ao Jardim, o fechamento será na festa “Viva La Pachanga” com DJ Priscilla Delgado e convidados. Saiba mais:

Atrações

“Pra Quem Gosta é Bom”
O “Pra Quem Gosta é Bom” nasceu em junho de 2017 com objetivo de colaborar com a pluralidade do Carnaval de Rua de Fortaleza. Em sinergia com o povo e sua alegria, o bloco promove e estimula a diversidade, a brincadeira saudável e amorosa por meio de um repertório que passeia por diversos ritmos, atendendo a todos os públicos, carinhosamente chamado pelos integrantes – 13, ao todo – de “gostantes”.

Sendo assim, maracatus, ijexás, axés, frevos, sambas e marchinhas compõem a variedade rítmica da apresentação em singulares releituras para músicas consagradas de nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Moraes Moreira e Alceu Valença. Construindo uma “ponte” entre passado e presente, o “Pra Quem Gosta” traz, ainda, artistas da nova geração, como Johnny Hooker, Céu, Duda Beat, Lorena Nunes, Luedji Luna, Marina Sena, Criolo, BaianaSystem, Academia da Berlinda, entre outros.

Para além da sonoridade contagiante, o bloco joga luz a cada ano em uma construção coletiva que perpassa também pelo figurino, identidade visual nas redes sociais e os temas escolhidos para cada ano de apresentação na Praça Waldemar Falcão (Centro), local adotado pelos integrantes como espaço afetivo para os bailes de Pré-Carnaval.

De sua estreia para cá, o PQGéB já apresentou como tema: “Meu Carnaval resiste” (2019), “Você tem poder para mudar o mundo” (2020), “Não me entrego pros caretas” (2022) e “Nas trincheiras da alegria, o que explodia era o amor” (2023). Já se apresentou em diversos eventos, festivais e casas noturnas da Cidade, como é o caso do Centro Dragão do Mar, Estação das Artes, Moto Libre, Forneria da Praia, Theatro José de Alencar, JamRock, Feira AUÊ e Simpatizo Amor de Bar.

Projeto “Relance”
Pela primeira vez com entrada gratuita, o objetivo do projeto é agitar o público com muita música de baile onde a dança seja a principal linguagem para se promover uma reflexão sobre a importância da música como transformadora social. O projeto irá executar um baile com gravações desde a década de 1970 até músicas mais recentes, sempre executadas através de mídias físicas: vinil e CD.

Victor Azevedo é o idealizador da “Relance”, discoteca no projeto com a ajuda do seu irmão, Lucas Azevedo, e acredita que realizar uma viagem musical através do tempo, possibilita ao público identificar diferentes estilos musicais que compõem o seu gosto, além dele ser apresentado a novidades que possam ser interessantes.

O evento destaca a importância da cultura negra e LGBTQIA+ para o consumo de música no século XX, além do legado que o DJ como um profissional deixa para fomentar trabalhos artísticos e criar novas tendências musicais na sociedade. A curadoria da “Relance” abrange elementos da música brasileira presentes desde o período da Tropicália, além de ritmos de baile internacionais, como Disco, Funk, House, que possuem profunda relevância no cenário musical.

Rodger Rogério & Vitoriano
No Palco Principal, às 18h, Rodger Rogério e Vitoriano apresentam o show de lançamento do disco “Instante Zero ou o Primeiro Sinal Luminoso”. No repertório, 14 músicas inéditas, a maioria delas compostas em parceria pelos dois artistas. Há também três canções de Rodger com os parceiros da época do Pessoal do Ceará, Clodo, Antônio José e Ricardo Bezerra. O show terá participação especial das cantoras Luiza Nobel e Lorena Nunes; Vitor Cozilos (guitarra), Plínio Câmara (guitarra e violão), Glauber Alves (contrabaixo) e Rami Freitas (bateria) compõem a banda que terá, ainda, Vitoriano no teclado.

Priscilla Delgado & “Viva La Pachanga”
Militante da cultura, produtora executiva em eventos, formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), pós-graduanda em Cultura e Curadoria em Belas Artes, Priscilla é produtora e gestora cultural atuante no estado do Ceará, pesquisadora musical dos gêneros oriundos da América Latina, colecionadora de vinis e DJ. Responsável pelos projetos “Viva La Pachanga”, “Castilho Delgado”, “Patifaria” e “Women of Reggae”.

Metade brasileira e metade peruana, em seus nove anos como deejay aprimorou sua pesquisa em cumbia, chicha, lambada, guitarrada, carimbó, bachata, merengue, música popular brasileira, dembow, salsa, calypso, reggaeton y mucho más! Em suas viagens pela América Latina, garantiu um arsenal em vinis, transformando isso em uma espécie de mapeamento das regiões que já visitou e seus sonidos originários.

No II Virade no Zé, a festa “Vila La Pachanga Social Club – Año 9” contará com música, dança e performances variadas com as seguintes participações especiais: DJ Bia Turri, DJ Nego Célio, Izabel Sousa, Diógenes Almeida, Lenna Beauty, Brunelitta, Jô Costa, El Gabri (Cuba), Zé de Guerrilla (Crato) e Igor Ribeiro.

Programação completa

14h às 16h – JARDIM DE BURLE MARX
– Show do Bloco “Pra Quem Gosta é Bom”

16h às 18h – PRAÇA MESTRE BOCA RICA
– Festa “Relance”

18h às 21h30 – PALCO PRINCIPAL
– Show de Rodger Rogério e Vitoriano

20h às 2h – JARDIM DE BURLE MARX
– Festa “Viva La Pachanga Social Club – Año 9”
+
Venda de comidas, petiscos latinos e bebidas no Jardim

Sobre o TJA

O Theatro José de Alencar, equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), desempenha um papel significativo na vida cultural cearense. Além da destacada importância patrimonial e histórica, o equipamento oferece uma ativa e diversificada pauta de atividades culturais e artísticas. O TJA é um lugar de encontro, referência artística e turística no Ceará.

Serviço

“Theatro de Portas Abertas” apresenta: “II Virade no Zé”
Quando: das 14h do dia 17 às 2h do dia 18 de setembro de 2023
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro)
Classificação: Livre
Programação gratuita