Fachada do HGWA é iluminada em alusão ao Setembro Verde, mês de incentivo à doação de órgãos e tecidos

14 de setembro de 2023 - 14:24 # # # #

Bruno Brandão - Ascom HGWA - Texto e fotos

O letreiro com o nome do HGWA recebeu a cor verde, fazendo alusão à campanha nacional de doação

O Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), aderiu à campanha de conscientização sobre a importância de doação de órgãos e ganhou a iluminação em alusão ao chamado Setembro Verde. A unidade, localizada no bairro Messejana, conta com uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT).

A comissão tem um importante papel atuando na identificação de possíveis doadores, acolhendo os familiares de pacientes falecidos e oferecendo a eles a possibilidade da doação de órgãos e tecidos para transplantes. No HGWA, entre 2019 e 2020, foram realizadas sete captações. O serviço foi pausado durante a pandemia e retomado em 2022, quando foi registrada uma captação.

A coordenadora do CIHDOTT, tipo 2, no HGWA, a enfermeira que atua na Unidade de Tratamento-Intensivo (UTI) Adulto, Denise Martins, conta que, para que o doador esteja apto para captação, é necessário analisar faixa etária, condições clínicas do paciente e dos órgãos e tecidos. Além da enfermeira, a comissão também é formada por uma equipe multiprofissional. “É importante levar em consideração que algumas patologias podem entrar na lista de contraindicações. O tempo para realizar a captação também é algo primordial. Após passar pelos critérios e estar apto dentro dos protocolos, o doador pode ajudar até oito pessoas em casos de morte cerebral”, explica.

A coordenadora do CIHDOTT do HGWA, Denise Martins, explica que a comissão é formada por uma equipe multiprofissional

O trabalho da comissão também envolve a disseminação da importância de se tornar doador. Todos os anos a equipe participa de cursos ofertados pela Central Estadual de Transplante, capacitando os médicos, enfermeiros e demais integrantes. “Nosso trabalho é acompanhar o processo e organizar, no âmbito da instituição, rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação de órgãos e tecidos, realizando a identificação e entrevistas. Identificado, acionamos a equipe responsável para a captação”, informa Denise.

Programação

Além da iluminação, o HGWA também vai contar com uma programação para profissionais de saúde e público em geral. Nos dias 21, 22 e 26 deste mês, nos três turnos, serão realizadas atividades de educação em saúde sobre o Setembro Verde. Na oportunidade será apresentada a CIHDOTT, suas funções e principais orientações aos profissionais de saúde como reconhecer e proceder no caso de suspeita de doadores aptos. O momento educativo também irá chegar nos acompanhantes de pacientes internados, onde serão informados sobre o que é preciso para ser doador de órgãos e tecidos.

Setembro Verde

O “Setembro Verde” é um mês destinado a promover a conscientização e encorajar a doação de órgãos. O procedimento envolve várias etapas, entre elas o diagnóstico de morte encefálica, a obtenção da autorização da família para a doação, a avaliação dos órgãos e a realização de exames para garantir compatibilidade com os potenciais receptores.

A comemoração tem ponto alto no Dia Nacional de Doação de Órgãos, que é celebrado em 27 de setembro e visa conscientizar a sociedade sobre a importância da doação e ao mesmo tempo fazer com que as pessoas conversem com familiares e amigos sobre o assunto. A data instituída pela Lei nº 11.584/2.007 amplia a discussão e compreensão do tema.