Foragido da Justiça por homicídio contra adolescente é preso pela Polícia Civil no interior do Ceará

15 de setembro de 2023 - 13:35 # # #

Ascom SSPDS - Texto

Uma ofensiva da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) resultou, nessa quinta-feira (14), no cumprimento de um mandado de prisão definitiva em desfavor de um condenado pelo crime de homicídio doloso em Acaraú, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado. O homem havia cumprido 11 anos e 10 meses da pena e estava foragido da Justiça. O homem, de 53 anos, foi capturado no bairro Bailarina e colocado à disposição da Justiça.

O crime ocorreu no dia 6 de julho de 1995 e teve como vítima uma adolescente de 13 anos de idade. Conforme as investigações, conduzidas pela Delegacia Regional de Acaraú, a motivação do crime seria que a adolescente teria se recusado a manter relações sexuais com o condenado e mais outros três adolescentes suspeitos. Irritados, os quatro teriam agredido a vítima até a morte e jogaram o corpo no açude Bailarina, em Acaraú, com a intenção de simular um afogamento.

Após a exumação e exame pericial, constatou-se que a vítima morreu em consequência de um traumatismo craniano causado por instrumento contundente, e não por afogamento. A crueldade com que ocorreu o crime foi a razão para a condenação de Francisco Policarpo do Santos a 19 anos e quatro meses de reclusão. O preso havia cumprido 11 anos e 10 meses da pena e estava foragido da Justiça.

Em posse do mandado de prisão, os policiais civis empreenderam diligências e lograram êxito em capturar o fugitivo, na tarde desta quinta-feira (14), no bairro Bailarina. O preso foi levado à Delegacia Regional de Acaraú para os procedimentos cabíveis e encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o telefone (88) 3661-1017, da Delegacia Regional do Acaraú. O sigilo e o anonimato são garantidos.