Núcleo de Atendimento Integrado é referência para outros estados do País

15 de setembro de 2023 - 09:43 # # #

Ascom Seas - Texto e foto

O Magistrado Hugo Gomes Zaher, Coordenador Adjunto do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF-PB) do estado da Paraíba visitou o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) com objetivo de conhecer a estrutura e o fluxo de atendimento. O NAI é uma referência para outros estados do Brasil.

Para o juiz Hugo Zaher, a visita foi importante para conhecer a experiência já consolidada, desde o ano passado, em Fortaleza. “A gente percebe que essa atuação integrada, junto com o Sistema de Justiça e toda a Rede de Proteção, atende aos postulados do Estatuto da Criança e do Adolescente, às normativas do Conselho Nacional de Justiça e proporciona, de fato, um acesso e atendimento célere com uma visão para garantia da proteção integral do adolescente nessas circunstâncias”.

Representando a SEAS participaram, o Superintendente Adjunto do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo, Marçal Cunha, a Coordenadora de Monitoramento e Avaliação, Ana Cruz, a Coordenadora da Central de Regulação de Vagas, Paôla Baia e o Diretor da Unidade de Recepção Luís Barros Montenegro, Francisco Weyds.

O Sistema de Justiça foi representado pelo Juiz de Direito da 5ª Vara da Infância e Juventude, Manuel Clistenes, a Juiza de Direito Coordenadora das Varas da Infância e Juventude de Fortaleza, Mabel Viana, ambos membros do GMF-CE, o Promotor de Justiça Leo Junqueira e a Defensora Publica, Luciana do Amaral, além dos servidores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Paulo Henrique Gonçalves Portela (GMF)