PReVio prepara implantação do projeto Virando o Jogo em Maranguape, Maracanaú e Caucaia

15 de setembro de 2023 - 14:45 # # #

Ascom PreVio - Texto e fotos

Contagem regressiva em Maranguape, Maracanaú e Caucaia para a chegada do projeto Virando o Jogo, carro-chefe do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Estado do Ceará (PReVio). A Estrutura de Governança do PReVio tratou de chegar antes nos três municípios, fortalecendo o acordo de cooperação entre Governo do Estado e prefeituras municipais para o enfrentamento comum do fenômeno da violência, através da integração de gestores e técnicos de equipamentos territoriais em torno da construção de tecnologias sociais voltadas à segurança pública e proteção social.

De forma integrada e pactuada, portanto, é que as ações de formação cidadã, qualificação profissional e reinserção escolar que o projeto Virando o Jogo já desenvolve junto às juventudes em Fortaleza e Sobral também passam a beneficiar jovens de Maranguape, Maracanaú e Caucaia.

“Temos tido reuniões mensais com a equipe do PReVio desde o ano passado e formamos um Comitê Executivo. Agora o PReVio chega com o projeto Virando o Jogo, trazendo oportunidades para o jovem se inserir no mercado de trabalho e voltar a estudar. Isso é, de fato, uma importante ação de prevenção e redução da violência. Porque quando o Estado vem apoiar e trabalhar junto com os municípios é que as melhores soluções aparecem”, comemora o prefeito de Maranguape, Átila Câmara, que disponibilizou, como contrapartida, profissionais do município para trabalhar junto ao projeto Virando o Jogo.

Para Carla da Escóssia, gestora à frente da Assessoria de Prevenção e Redução da Violência do Estado do Ceará, ao levar para os municípios não só cursos profissionalizantes, mas também atendimento psicossocial, formação cidadã e ações para a reinserção escolar como estratégias sensíveis de transformação social voltadas às juventudes em situação de vulnerabilidade social, o projeto Virando o Jogo estimula o jovem a vislumbrar e planejar um futuro melhor, criando oportunidades para que possa ingressar positivamente no mercado de trabalho e tornar-se menos vulnerável ao contexto da violência.