Retinoblastoma: Hias alerta para os sinais do câncer ocular mais comum em crianças

15 de setembro de 2023 - 10:27 # # # # # #

Ana Lídia Coutinho - Ascom Hias - Texto

Diagnóstico precoce do retinoblastoma pode ser realizado com oftalmologista no Centro Pediátrico do Câncer

Um reflexo branco na pupila, estrabismo ou movimentos oculares rápidos e incontroláveis. Estes são os sinais mais comuns do retinoblastoma, câncer ocular que acomete com maior frequência crianças de até cinco anos de idade. Por isso, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), alerta sobre a importância do diagnóstico precoce da doença, cuja data nacional de conscientização ocorre em 18 de setembro.

Representando o Serviço de Onco-Hematologia do Hias, médicos da unidade irão participar da ação nacional “De Olho nos Olhinhos”, iniciativa de conscientização sobre o Dia de Combate ao Retinoblastoma, neste sábado (16), das 10h às 18h no North Shopping Fortaleza e no RioMar Fortaleza. Haverá exposição de informações, entrega de material educativo, esclarecimento de dúvidas pelos profissionais da saúde, além de atividades interativas com as crianças no local, realizadas por voluntários da Associação Peter Pan.

Profissionais realizam exames para diagnosticar o câncer ocular

De acordo com a médica oftalmologista especialista em Oncologia Ocular do Hias, Daiane Memória, a doença pode chegar às formas mais graves mesmo no início da vida do bebê. Com a descoberta ainda no estágio inicial, há mais opções de tratamento, mas em casos mais avançados, pode ser necessária a retirada do globo ocular. Com uma demora maior no início do tratamento, a doença pode progredir para outros órgãos e levar à morte.

“Quando conseguimos tratar o tumor ainda pequeno, a criança tem grande chance de manter o olho e, dependendo dos casos, até preservar a visão normal. Essa é uma vitória. Em algumas situações, as crianças já são diagnosticadas com tumor ocular grande, não sendo possível manter a visão. Nesses casos, o nosso foco é salvar a vida”, explica a especialista.

Principais causas

O retinoblastoma com desenvolvimento esporádico costuma ser unilateral e representa entre 60% e 75% dos casos. Também pode ter origem hereditária. “Os casos genéticos aparecem mais nas crianças mais novinhas, costumam ser bilaterais e precisam de tratamento o mais cedo possível”, enfatizou Daiane Memória, destacando, ainda, que manter o olho da criança é um passo importante para sua qualidade de vida.

O Centro Pediátrico do Câncer do Hias, referência no Ceará para o tratamento do retinoblastoma, dispõe de um ambulatório especializado para consultas, exames, procedimentos e cirurgias para tratar essa doença, com atendimentos agendados sem filas de espera.

A unidade conta com o serviço de uma equipe multidisciplinar, composta por oncologistas pediátricos, oftalmologistas, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. Essa equipe acompanha as crianças desde a sua chegada à unidade e durante todo o processo de tratamento. Desde o ano de 2006, o centro já prestou atendimento a 112 crianças diagnosticadas com retinoblastoma.

Após primeira filha ter sido diagnosticada com retinoblastoma, Jonas Luiz e Daniele acompanharam o filho Henry Calleri, de seis meses, em exame preventivo

O casal Jonas Luiz Frutuoso e Daniele do Nascimento acompanhou o filho Henry Calleri, de apenas seis meses, em um exame de rotina no CPC do Hias. A primeira filha deles, Ana Isabel, atualmente com quatro anos, foi diagnosticada com retinoblastoma com apenas um ano e quatro meses de vida.

“Ela recebeu o diagnóstico em 2020 e precisou passar por cirurgia para retirar o globo ocular. Ela também fez seis ciclos de quimioterapia, mas hoje está bem e realiza o acompanhamento aqui no CPC. Hoje, trouxemos o Henry para o exame de fundo de olho, que nos foi recomendado por conta do caso da irmã, como uma forma de prevenção”, explicou Jonas Luiz.

Serviço:

Ação de conscientização sobre o Retinoblastima do Hospital Infantil Albert Sabin
Data: 16 de setembro (sábado)
Horário: 10h às 18h
Local: North Shopping Fortaleza – Alameda de Serviços – Piso 3 (Av. Bezerra de Menezes, 2450)
RioMar Fortaleza – Piso L2 ao lado da Renner (R. Desembargador Lauro Nogueira, 1500)