Seminários da Diversidade ampliam debate sobre políticas públicas LGBTI+ no interior do estado

15 de setembro de 2023 - 15:03 # # #

Ascom Diversidade - Texto

A iniciativa é uma realização da Secretaria da Diversidade (Sediv) em parceria com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Secretaria da Educação (Seduc)

O primeiro ciclo de Seminários da Diversidade tem como tema “Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia: construindo a cidadania LGBTI+ na superação do preconceito e da violência” e será realizado de setembro a dezembro de 2023. O primeiro encontro acontece na quinta-feira (21), a partir das 13 horas, no IFCE Campus Itapipoca, com a presença da secretária da Diversidade, Mitchelle Meira e com palestra da professora doutora Luma Andrade. A iniciativa é uma realização da Secretaria da Diversidade em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc). Nesta primeira edição, conta com apoio da Supervisão LGBT vinculada à Coordenadoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Itapipoca.

A programação contará com mesa de abertura com a presença da secretária Mitchelle Meira e demais autoridades, com a participação da professora doutora Luma Andrade na mesa “O que é LGBTfobia e suas consequências na vida das pessoas LGBTI+?”, além de Ato de Fixação da Placa do Aviso que proíbe a discriminação LGBTI+ e apresentação cultural.

Até dezembro, os Seminários da Diversidade também ocorrerão em Crato, no Cariri; em Sobral e em Maracanaú, na Grande Fortaleza. A programação segue em 2024 em outros municípios.

A ação integra a campanha Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia e busca dialogar com a população do interior sobre a construção de Políticas Públicas de Proteção, Promoção e Cidadania para pessoas LGBTI+ com foco na prevenção e diminuição da LGBTfobia no Ceará.

“Com os Seminários da Diversidade estabelecemos um espaço de diálogo com a população cearense sobre o fortalecimento das políticas públicas que garantam a proteção, a promoção e a cidadania da população LGBTI+ do nosso estado. Temos o compromisso de cuidar da nossa população e garantir políticas públicas efetivas no enfrentamento à violência e preservação das vidas LGBTI+”, afirma Mitchelle Meira.

Sobre a Secretaria da Diversidade

Criada em fevereiro de 2023, sendo a primeira do Brasil, a Secretaria da Diversidade do Ceará promove e executa programas, projetos e atividades visando a efetiva atuação em favor do respeito à dignidade da pessoa humana da população LGBTI+. Coordena políticas transversais de promoção, proteção e cidadania. Executa ações de capacitação e formação acerca da diversidade. Articula ações de fomento à cultura que promovam a visibilidade do calendário cultural LGBTI+. Promove e apoia políticas públicas de empregabilidade para a população LGBTI+.

Através do Conselho Estadual de Combate à Discriminação LGBT, garante transparência e participação social. A Secretaria também recebe e dá encaminhamento às denúncias de discriminação por orientação sexual e identidade de gênero através do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues.

Serviço

Seminário da Diversidade – “Ceará da Diversidade contra a LGBTfobia: construindo a cidadania LGBTI+ na superação do preconceito e da violência”
Quando: dia 21 de setembro de 2023 (quinta-feira), a partir das 13h30
Onde: IFCE campus Itapipoca (Rua da Universidade, 102 – Madalenas, Itapipoca-CE)
Gratuito