Na China, Comitiva cearense tem reuniões com empresas especializadas em hidrogênio e biodiesel

16 de setembro de 2023 - 17:27 # # # # #

Ascom Casa Civil - Texto e fotos

Grupo liderado pelo governador Elmano de Freitas ainda visitou o Novo Banco de Desenvolvimento

No último dia de missão na China, a comitiva cearense, liderada pelo governador Elmano de Freitas, teve reuniões importantes com empresas especializadas em equipamentos de energia de hidrogênio e biodiesel.

A primeira reunião foi com a diretoria da Jiangsu Guofu Hydrogen Energy Equipment Co. Ltd (GUOFUHEE), em Xangai. Fundada em junho de 2016, é uma das principais fornecedoras de soluções integradas para a cadeia industrial de equipamentos de energia de hidrogênio na China.

Atualmente, a Jiangsu possui mais de 400 patentes de produtos, como o sistema de eletrólise para geração de hidrogênio, planta de hidrogênio líquido e containers de armazenamento e transporte, além de veículo e equipamentos para posto de abastecimento de hidrogênio.

Durante a reunião, foi discutido a instalação de uma fábrica na área da ZPE, no Complexo Portuário do Pecém. Também entraram na pauta, avisos de cooperação para o fornecimento de sistemas para os projetos do Hub de Hidrogênio Verde no Ceará.

Em um segundo momento, a reunião ocorreu com a diretoria da Leoking Environmental Group, uma das empresas pioneiras na China no tratamento colaborativo de resíduos sólidos orgânicos e na produção de biodiesel.

Em operação desde 2016, a empresa faz gestão diária, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de projetos de biodiesel, com a produção de alta qualidade a partir de resíduos de óleo. Recebeu várias certificações internacionais e cerca de 90% do biodiesel produzido é exportado para a Europa.

“É uma experiência bem sucedida que serve de exemplo para o Ceará que tem grande potencial para produção [de biodiesel]”, destacou o governador Elmano de Freitas.

Visita ao NDB

A comitiva visitou o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), instituição voltada para o desenvolvimento, criada pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS). O acordo que instalou o NDB foi assinado na Cúpula de Fortaleza, no dia 15 de julho de 2014.

“O objetivo [da visita] é mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países do BRICS e em outros países em desenvolvimento de economias emergentes. No encontro, dialogamos sobre investimentos no Ceará nas áreas de infraestrutura, energia renovável e projetos sustentáveis”, concluiu Elmano de Freitas.