“Revele seu lado cientista!”: concurso Ceará Faz Ciência recebe inscrições

17 de setembro de 2023 - 08:22 # # #

Ascom Secitece - Texto

Os estudantes selecionados irão apresentar seus projetos na Feira do Conhecimento, em Fortaleza

Com o objetivo de revelar jovens cientistas na capital e no interior, é que estão abertas as inscrições para o concurso estadual Ceará Faz Ciência. Podem participar estudantes e professores de escolas públicas de todo o estado. As inscrições vão até 30 de outubro, exclusivamente pelo link

A iniciativa é do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Este ano, o tema do concurso seguirá a temática da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2023, definida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI): “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”.

A ideia é que os jovens pesquisadores proponham soluções que melhorem a realidade da sua região, buscando alternativas que levem em conta a inclusão social e a sustentabilidade ambiental. Para isso, deverão utilizar conhecimentos de Física, Biologia, Química, Matemática, História, Geografia, Ciências Exatas e Humanas.

Detalhes

As equipes poderão ser formadas por dois alunos e um professor-orientador do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou Ensino Médio/Técnico/Profissional (1º e 2º ano). Além do projeto escrito, cada equipe deverá gravar um vídeo demonstrando o experimento/projeto.

Os melhores projetos serão expostos durante a sétima edição da Feira do Conhecimento, que acontecerá de 30/11 a 2/12, no Centro de Eventos do Ceará. Serão selecionados 16 projetos, sendo 8 do Ensino Fundamental II e 8 do Ensino Médio/Técnico/Profissional.

Premiação

As equipes selecionadas irão expor seus trabalhos durante a Feira do Conhecimento, que acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro, no Centro de Eventos, em Fortaleza. Os projetos vencedores receberão bolsas do CNPq nos valores de R$ 100 mensais, durante 12 meses, para os alunos; e R$ 550, durante 6 meses, para os professores-orientadores.

O concurso Ceará Faz Ciência é uma iniciativa do Programa de Popularização da Ciência da Secitece, que tem como metas levar o conhecimento científico aos quatro cantos do Estado e popularizar o saber científico entre os cearenses.

Serviço

Concurso Ceará Faz Ciência 2023
Inscrições abertas até 30 de outubro de 2023
Edital e formulário de inscrição
Realização: Governo do Ceará/Secitece