[Setembro Verde] Biblioteca Pública realiza programação alusiva ao Mês Nacional de Luta pela Inclusão das Pessoas com Deficiência

19 de setembro de 2023 - 17:12 # # # # #

Ascom Bece - Texto
Ascom Bece e Hiane Braun - Casa Civil - Fotos

As atividades acontecerão entre os dias 20 e 29 de setembro

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) celebra o Mês Nacional de Luta pela Inclusão das Pessoas com Deficiência com uma ampla programação gratuita entre os dias 20 e 29 de setembro. Ciclos Formativos, lançamento de livro, espetáculos infantis, rodas de conversas e oficinas compõem a programação ofertada pelo equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Campanha Setembro Verde

Com início em 2015, a Campanha Setembro Verde objetiva promover a conscientização sobre as questões relacionadas às pessoas com deficiência. O mês de setembro foi escolhido em razão do dia 21 ser o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que surgiu como forma de garantir a inclusão dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

Acessibilidade: um panorama em tempo e espaço

Explorando o universo da acessibilidade cultural, a V edição do Ciclos Formativos abordará o tema Acessibilidade: um panorama em tempo e espaço. Reunindo estudiosos e profissionais especialistas no assunto, o evento será transmitido ao vivo pelo canal da Bece no Youtube durante os dias 26, 27 e 28 de setembro, das 19h às 21h. Os interessados podem se inscrever através do Formulário Online, a participação dará direito a certificação.

Planejado em conjunto pelo setor de Leitura Acessível e pela Coordenação de Ação Cultural e Educativa da Bece, o V Ciclos Formativos oferece três encontros que abordarão novos olhares para as seguintes questões: como as leis brasileiras que asseguram direitos às pessoas com deficiência foram construídas até aqui? Quais as tecnologias assistivas mais comuns hoje para facilitar a autonomia das pessoas com deficiência em suas rotinas? Quando falamos sobre leitura e escrita de mundo de pessoas com deficiência, quais suas especificidades, caminhos e desdobramentos possíveis através dos meios culturais? Estarão presentes: Marta Gil (SP), Rosana Lago (BA), João Bosco (CE), Leonardo Gleison (SP), Igor Girão (CE) e João Paulo Lima (CE).

Lançamento de Livro

No dia 21 de setembro, às 18h, a escritora Daniele Cardoso lança o livro “Diário de uma jovem cadeirante”. Formada em Letras (UECE), a escritora, que tem paralisia cerebral e é cadeirante, narra no seu livro o dia a dia de uma jovem cadeirante. Com a mediação de Marcos Rodrigues, o lançamento acontecerá no espaço multiuso da Bece. “Diário de uma jovem cadeirante” é um projeto aprovado no XII Edital Ceará de Incentivos às Artes da Secretaria da Cultura do Ceará.

Rolê da Bece

O projeto Rolê da Bece, que leva as ações da Biblioteca Pública para além do seu espaço físico, estará presente na Escola Bilíngue Fco. Suderland Bastos Mota no dia 21/9 (10h) com a contação “As Aventuras de Mara: descobrindo o planeta das bocas”. A atividade envolve uma dramaticidade da artista e contadora surda Lyvia Cruz incorporando a personagem principal, Mara. Interpretada simultaneamente pela intérprete artística Gracy Kelly, as duas apresentam divertidas histórias de Mara que viajou para diferentes mundos.

Durante os dias 26, 27, 28 e 29 de setembro, o Rolê da Bece estará na EEFM Clóvis Beviláqua com a oficina “Libras Básico”. Ministrada por Cristiane Brasileiro, a oficina acontecerá das 14h às 18h, somente para os alunos e as alunas da Escola.

Ações em parcerias

A Bece estará presente na “Semana de Luta das Pessoas com Deficiência”, realizada pelo Sesc Fortaleza. O bacharel em Serviço Social e integrante da equipe do setor de Leitura Acessível da Bece, Marcos Rodrigues participará da roda de conversa “Direitos Sociais das Pessoas com Deficiência” no dia 21/9, às 14h, no Sesc Centro (R. Gen. Clarindo de Queiroz, 1740). O evento contará ainda com oficinas e apresentação da Banda Visão Musical, formada por pessoas cegas e com baixa visão.

Já no dia 22/9, às 18h, o bibliotecário da Bece, Igor Girão, e o Marcos Rodrigues, participarão da palestra “Anticapacitismo: Ferramenta de Transformação Social” na Faculdade Cearense (Av. João Pessoa, 4005, Damas). O encontro é uma realização dos cursos de Bacharelado em Serviço Social e de Comunicação Social da Faculdade.

No dia 23/9, a Bece recebe a XI Plenária do Conselho Regional de Psicologia 11ª Região. Na ocasião, será realizado o Seminário sobre “Inclusão e a Pessoa com Deficiência: Desafios na Formação e na Prática Profissional”. O evento é gratuito e acontecerá das 9h às 17h, no espaço multiuso da Bece.

Nos dias 19, 20 e 27, a Biblioteca Pública receberá grupos de pessoas com deficiência para visitas guiadas. Estarão presentes: APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Maranguape, Associação Pestalozzi de Fortaleza e Instituto dos Cegos.

Serviço

[Setembro Verde] Biblioteca Pública realiza programação alusiva ao Mês Nacional de Luta pela Inclusão das Pessoas com Deficiência

Entrada: Gratuita

Classificação Indicativa: Livre

Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255, Praia de Iracema)

Saiba mais no site da Bece