SRH participa de debate para avanços e desafios da Política Nacional de Segurança de Barragens

20 de setembro de 2023 - 16:51 # # # #

Ascom SRH - Texto e Fotos

Na manhã desta quarta-feira, 20 de setembro, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizou o evento Dia da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), em celebração ao dia de instituição dessa política pública por meio da Lei nº 12.334/2010. Na sede da ANA em Brasília, especialistas do setor discutiram sobre os avanços e os desafios para a gestão da segurança de barragens no Brasil. O secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Robério Monteiro, representou todos os órgãos estaduais de recursos hídricos do país.

A celebração foi parte do 2º Encontro do Fórum dos Órgãos Fiscalizadores de Segurança de Barragens em 2023, que segue até o dia 21/09 e tem em sua programação apresentações da ANA sobre o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens (SNISB) e o Relatório de Segurança de Barragens 2022 (RSB 2022), o qual foi lançado em junho deste ano.

Participaram da mesa de abertura do evento Dia da Política Nacional de Segurança de Barragens o diretor da ANA Filipe Sampaio; o secretário nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Giuseppe Vieira; o secretário dos Recursos Hídricos do Ceará, Robério Monteiro; o diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (ADASA) Felix Palazzo; a vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Suzana Montenegro; e o conselheiro do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) Mário Cavalcanti.

O diretor da ANA Filipe Sampaio destacou o papel de intercâmbio de boas práticas e informações proporcionado pelo encontro promovido pela Agência. “Nosso intuito nesses dois dias [de evento] é promover essa articulação entre os órgãos fiscalizadores de segurança de barragens a partir de oficinas, palestras, debates com temas relacionados a esse assunto [de segurança de barragens]. E precisamos trazer luz às realidades de cada órgão fiscalizador aqui representado”, afirmou Sampaio.

O secretário dos Robério Monteiro, reconheceu o peso desse evento da ANA para fomentar discussões sobre a PNSB. “Eu quero parabenizar aqui a ANA, que é uma grande parceira do nosso estado, sobre a preocupação e a importância desse encontro, que eu tenho certeza que vai dar uma levantada nessa preocupação [sobre segurança de barragens]. Que a gente possa levar essa preocupação para as políticas públicas e que a gente possa fortalecer com a certeza de quem vai ganhar com isso é a população brasileira”, disse.

Após a solenidade de abertura, Paula Freitas, especialista sênior em recursos hídricos do Banco Mundial, apresentou palestra magna sobre o tema Perspectivas Globais do Banco Mundial e Experiência de Apoio aos Clientes.

No segundo dia do evento, as técnicas da Célula de Segurança de Barragens da SRH, Thaiza Fernandes e Fernanda Furtado, vão apresentar o Registro de Identificação do Empreendedor, sistema utilizado no Estado do Ceará que segue como referência para o país.