Egressa da Uece é premiada em Congresso Brasileiro de Herpetologia

21 de setembro de 2023 - 15:39 # # #

Ascom Uece - Texto e Foto

Recém-graduada pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc/Quixadá), Lidia Silva de Lima ganhou o prêmio de melhor trabalho na categoria Conservação no Congresso Brasileiro de Herpetologia, o principal de sua área, que envolve o estudo de répteis e anfíbios.

O encontro foi realizado na Universidade Federal do Sul da Bahia em Porto Seguro (campus Sosígenes). Além do prêmio no encerramento do congresso, Lidia já havia sido destacada ao ganhar a inscrição e translado até o local do evento.

Lidia apresentou resultados da sua monografia, defendida em junho deste ano, que envolveu o uso da Ciência Cidadã para incrementar ações de conservação sobre serpentes. Para isso, ela aplicou um sistema de alerta com moradores da Serra de Baturité, para que eles pudessem avisar a equipe de pesquisa toda vez que encontrassem uma cobra surucucu (Lachesis muta), espécie peçonhenta e ameaçada de extinção no Ceará.

Em vez da corriqueira eliminação da serpente, esse aviso garantiu o resgate dos animais e realocação em áreas protegidas, salvaguardando não só a vida silvestre como a humana. Essa pesquisa faz parte do Projeto Malha de Fogo, nome popular da surucucu na região, liderado pela bióloga Thabata Cavalcante (PPGSIS/UFC) e orientado pelo professor Hugo Fernandes (Uece), que também conta com o apoio do Museu de História Natural Professor Dias da Rocha da universidade.