Gestores do Ceará auxiliam na elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento ao El Niño

21 de setembro de 2023 - 11:19 # # # #

Marina Filgueiras - Ascom SRH - Texto e foto

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e suas vinculadas Funceme, Cogerh e Sohidra contribuem com informações e monitoramentos na denominada “Sala de Crise da Região Nordeste”

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastre (Cenad) divulgaram, na última terça-feira (20), um boletim com o objetivo de apresentar o monitoramento, previsões e os possíveis impactos do El Niño no Brasil em 2023. De acordo com o boletim, desde junho de 2023 as condições observadas de temperatura da superfície do mar mostram um padrão típico do fenômeno El Niño.

O documento é resultado do trabalho realizado em parceria pelos órgãos nacionais e oficiais sobre monitoramento, regulação do uso das águas, gestão de riscos e previsão do clima e tempo. Mensalmente, o conteúdo será atualizado para disponibilizar informações acerca do fenômeno e, assim, apoiar os órgãos federais e estaduais além de contribuir para a tomada de decisões governamentais referentes ao País.

Com base no documento, a ANA inicia a preparação de um Plano de Contingência para Enfrentamento dos Impactos Esperados do Fenômeno El Niño sobre os recursos hídricos do Brasil, com a ajuda de órgãos de recurso hídricos de todo o país. No Estado do Ceará, gestores da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e das vinculadas Funceme, Cogerh e Sohidra contribuem com informações e monitoramentos. Nesta quinta-feira (21), o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, participa de reunião denominada “Sala de Crise da Região Nordeste” para apresentar as ações do Ceará para prevenção dos fenômenos meteorológicos. Na ocasião, também serão apresentados dados do Estado da Paraíba.

A Sala de Crise da Região Nordeste iniciou no dia 13 de julho, por meio de uma reunião virtual com todos os estados. A medida visa prevenir e preparar ações de minimização de possíveis impactos.

O El Niño é um fenômeno climático caracterizado pelo aquecimento da superfície do Oceano Pacífico e alteração nos padrões de circulação atmosférica em todo o planeta. O fenômeno está associado a chuvas abaixo da média nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, e chuvas acima da média na região Sul.

O objetivo da Sala de Crise é compartilhar a melhor informação técnica disponível sobre a evolução do El Niño, previsões climáticas, situação dos recursos hídricos e impactos observados, assim como discutir e encaminhar as medidas e ações necessárias para mitigar seus efeitos. Dessa forma, a sala de crise será um ambiente de articulação entre as diversas instituições envolvidas na gestão de recursos hídricos na região Nordeste durante o período de atividade do fenômeno climático.