Semace realiza blitz de combate à fumaça preta em veículos

21 de setembro de 2023 - 15:27 # # #

Ascom Semace - Texto

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizou, nesta quinta-feira (21), uma blitz de “combate à fumaça preta” em Fortaleza. No total, 39 veículos movidos a diesel foram vistoriados. Entre eles ônibus, caminhões e transportes alternativos.

A fumaça preta indica que o combustível, no caso o diesel, não está sendo queimado. “A cor preta é, na verdade, carbono pulverizado, é como o diesel fica quando está muito quente, mas não tem oxigênio suficiente para sua combustão. Ou seja, a fumaça preta é o que acontece quando não há ar suficiente para queimar o combustível, fazendo-se necessário a manutenção no veículo para evitar o caso”, explica a gerente de Análise e Monitoramento da Semace, Liliane Guedes.

Para avaliar a coloração da fumaça dos veículos, a Semace utiliza a Escala de Ringelmann. Trata-se de uma escala gráfica composta por cinco níveis colorimétricos, que variam do cinza-claro ao preto total. As emissões da fumaça de 20% e 40% de preto estão dentro dos padrões. Já nas de 60%, 80% e 100% o veículo é multado. O teste é feito visualmente.

Blitz

As vistorias dessa quinta-feira (21) ocorreram na avenida Vicente de Castro, no bairro Mucuripe e contaram com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC). Dois veículos foram multados por índice acima do permitido pela legislação ambiental.

A Semace informa, por meio da Portaria Nº 136, de 23 de julho de 2007, que os veículos irregulares têm 15 dias, a partir da autuação, para comparecerem à sede da instituição para passar por uma nova vistoria. Caso seja constatada a sua adequação aos padrões no veículos, o proprietário do carro tem o benefício da redução de 50% do valor da multa, que pode variar de R$ 2.400,12 a R$ 9.600,50.