Tratamento precoce e medidas de prevenção podem evitar agravamento de transtornos mentais

21 de setembro de 2023 - 11:19 # # #

Milena Fernandes - Ascom HSM - Texto e Fotos
Josias Jeronimo - HSM - Arte Gráfica

Especialistas do HSM alertam para tratamento precoce de transtornos mentais

Pare e olhe para você. Como está sua saúde mental? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo saúde mental está relacionado à maneira como uma pessoa reage às exigências, desafios e mudanças da vida e o modo como harmoniza suas ideias e emoções.

“Constantemente, vivenciamos uma série de emoções diferentes, algumas boas e outras ruins, mas que fazem parte da vida, como alegria, tristeza, raiva, frustração, felicidade, entre outras. A forma de lidarmos com essas emoções é que vai determinar como está a nossa saúde mental”, afirma a psicóloga Juliana Murta, que coordena o Serviço de Psicologia do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Com o desequilíbrio emocional, podem surgir transtornos mentais que, se não forem tratados, podem ser agravados, inclusive gerando uma violência autoprovocada. Atualmente, os especialistas do HSM têm observado um grande aumento pela procura de atendimento psicológico e psiquiátrico. Os transtornos de ansiedade e depressão têm sido as maiores queixas. Segundo a OMS, o Brasil é o país com a população mais ansiosa do mundo, o que é um dado alarmante.

O psiquiatra e diretor clínico do HSM, Helder Gomes, comenta que existem estudos, onde são demonstrados que 12 a 15% da população terão, em algum momento da vida, um transtorno ansioso, enquanto 8 a 12% da população vão ter um episódio depressivo e cerca de 20% da população brasileira precisarão de atendimento psiquiátrico. “Diante dessa perspectiva, começamos a entender que os transtornos psiquiátricos são bem comuns e merecem atenção”, frisa Gomes.

HSM oferece tratamento para transtornos psiquiátricos

O HSM, por ser uma unidade de perfil terciário da rede pública do Estado do Ceará, ou seja, especializado no atendimento de casos psiquiátricos mais graves, atende pacientes com diversos transtornos que, se não forem tratados adequadamente, podem desenvolver uma gravidade ainda maior. Além de depressão e ansiedade, o HSM recebe, com frequência, pacientes com transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia, dependência química, transtorno de personalidade, entre outros.

“Evita-se dizer que determinado transtorno mental tem maior gravidade do que outros. A depressão, por exemplo, pode ser leve, moderada ou grave. Mas qualquer transtorno mental pode ter um agravamento e a maneira de evitar essa situação é instituir um tratamento precoce, além da adoção de medidas de prevenção, pois quanto mais cedo um transtorno mental for tratado, melhor será o resultado”, orienta o psiquiatra.

Setembro Amarelo – mês da prevenção ao suicídio

O pensamento de suicídio é o ápice de gravidade de um transtorno mental, por isso é importante falar sobre a prevenção e o que fazer para que uma pessoa não venha a desenvolver um transtorno psiquiátrico ou que não agrave uma doença mental já existente.

“Sabemos que existem diversas medidas que não dependem, necessariamente, do uso de medicamentos, como: atividades físicas; mudanças alimentares com a inclusão de uma alimentação saudável e balanceada; psicoterapia, que é importante para todos os indivíduos com o objetivo de autoconhecimento, identificação de padrões de vida e abordagem dos próprios sentimentos; hábitos de higiene do sono, já que os prejuízos do sono estão relacionados a diversos transtornos psiquiátricos, além de meditação e yoga”, ressalta Helder.

O psiquiatra explica que, quando temos um transtorno mental presente, é importante identificar precocemente para que a situação não se agrave. “Caso não seja feito um acompanhamento adequado, pode acontecer um agravamento, inclusive com pensamentos de suicídios”.

Alguns transtornos os agravamentos geram sintomas psicóticos, como delírios, alucinações e alterações comportamentais, como agitação intensa e agressividade. “Precisamos cuidar da nossa saúde mental e de quem está próximo de nós. Antes que a situação se agrave é importante entendermos que medidas de prevenção devem ser adotadas e quando a situação já está instalada, um atendimento deve ser realizado para que a nossa saúde mental seja restabelecida”, alerta.