Governador participa de cerimônia de encerramento de curso de Segurança de Autoridades Governamentais

22 de setembro de 2023 - 21:24 # # # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja e Hiane Braun - Casa Civil - Foto

O ex-governador e ministro da Educação, Camilo Santana, foi homenageado ao dar nome à turma concludente

O governador Elmano de Freitas participou, na tarde desta sexta-feira (22), da solenidade encerramento do curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Operacional. O ex-governador e atual ministro da Educação, Camilo Santana, também esteve presente na cerimônia e foi homenageado ao dar seu nome à turma concludente.

“É uma honra estar aqui nessa formatura. Fico muito feliz de aqui terem profissionais de outros estados, e mais ainda por ser a formatura desses 41 profissionais de segurança. É um curso que exige muito de cada um”, ressaltou o governador. Em sua fala, Elmano também parabenizou aqueles que levaram o curso a ser reconhecido em todo o país. “Como governador, gostaria de registrar o orgulho que tenho dos docentes desse curso”, destacou.

Os 41 agentes de segurança pública que concluíram esse curso são oriundos da Casa Militar do Ceará, do Tribunal de Justiça do Ceará, da Assembleia Legislativa do Ceará, da Procuradoria-Geral do Estado, da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, da Academia Estadual de Segurança Pública, do Ministério Público do Ceará, do Tribunal Regional Eleitoral, da Polícia Militar do Ceará, da Polícia Civil do Ceará, do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, da Polícia Rodoviária Federal e ainda das co-irmãs: Casa Militar do Bahia e Gabinete Militar do Piauí.

Aos formandos, o chefe do Executivo cearense, desejou sucesso no desempenho do trabalho. “É muito importante o trabalho que vai ser desempenhado, como segurança de autoridades. Porque autoridade acerta e erra, e nem sempre a reação às ações tomadas serão aplausos, e vossas senhorias irão garantir que a autoridade continue a ter tranquilidade para tomar as decisões que o cargo exige. Eu quero registrar o agradecimento pessoal, porque vocês servem ao Estado do Ceará”, concluiu.

Turma Camilo Santana

A turma formada nesta sexta-feira (22), homenageou em seu nome o ministro da Educação, e ex-governador do Ceará, Camilo Santana. Presente no evento, o ministro se mostrou honrado pelo ato e agradeceu aos profissionais presentes por seus serviços prestados ao Estado.

“Para mim, essa homenagem é uma honra. É verdadeiro o carinho que tenho por todos que fazem a segurança pública do Ceará, uma das profissões mais desafiadoras, porque se coloca a vida em risco para proteger a vida das outras pessoas. É uma profissão desafiadora”, pontuou o ministro. “Por isso, pelo desafio da profissão, é importante sempre se aperfeiçoar. Ter o nome em uma turma, que leva esse aperfeiçoamento é uma honra, então eu quero agradecer por me colocar como o nome da turma”, completou.

Para o governador do Ceará, essa homenagem é mais que merecida, por todo o trabalho prestado ao Ceará. “O povo cearense está muito orgulhoso de ver o trabalho reconhecido do nosso ex-governador e atual ministro da Educação”, finalizou.

Garantir a proteção de quem representa o povo

O diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), Leonardo Barreto – que representou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio, no evento, destacou a importância da formação desses profissionais.

“Este é um curso de excelência, com a importância máxima, porque para termos autoridades envoltas em tranquilidade e segurança, é necessário que tenhamos esse profissionais de segurança por trás. Cuidando dessa segurança, para que sejam adotadas as melhores políticas públicas que beneficiem a todos”, destacou o diretor-geral.

 

O Curso de Segurança de Autoridades Governamentais é um instrumento de capacitação profissional, valorização e motivação dos agentes de segurança pública que já trabalham ou venham a trabalhar na missão de garantir a integridade de dignitários.

Para o chefe da Casa Militar do Ceará, Tenente Coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE) Alex Ferreira, ser segurança de autoridades é uma das formas honradas de servir ao povo. “Servir à autoridade governamental é acima de tudo servir ao povo, servir principalmente aqueles que mais precisam. Essa é a missão, é servir à autoridade e dar condições a essas servirem ao povo, para que possam trabalhar com confiança e tranquilidade”, pontuou o chefe da Casa Militar.

O curso realizado no Ceará é referência no país, tendo capacitado mais de 1.000 profissionais, incluindo policiais militares de diversos estados brasileiros, bem como integrantes das forças armadas e representantes de outras instituições de segurança do nosso estado e de todo o país.

Dentre os concludentes estava o soldado da PMCE, Tony Basílio. Orgulhoso de fazer parte da turma, destacou a alegria do momento representando seus colegas. “Em nome de todos os alunos eu gostaria de agradecer a todos que fazem o curso, porque é uma oportunidade única participar de algo com tamanha relevância. Uma das formações mais completas do país, e tem um valor inestimável, porque não é só sobre a proteção da autoridade, nos torna profissionais mais capacitado para os mais diversos tipos de situações”, pontuou Basílio.

 

Para preparar esses profissionais, o curso conta com as disciplinas de: Ética; cidadania e direitos humanos; noções de defesa pessoal; noções de combate a incêndio; planejamento operacional aplicado a eventos; ações para proteção de autoridades governamentais; tiro aplicado à segurança de dignatários; noções de direção defensiva e evasiva (off road e on road); noções de bombas e explosivos; noções de salvamento aquático / nós e amarrações; educação física; noções de inteligência; legislação voltada a segurança de dignitários; simulação de segurança de dignitário; aph tático e ajudância de ordens; cerimonial e protocolo.

Presentes

O evento também contou com a presença do secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque; comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Cláudio Barreto; chefe da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutiérrez; e o ex-governador Lúcio Alcântara.