Setur e W4F assinam protocolo para limpeza do ambiente costeiro

22 de setembro de 2023 - 14:45 # # # #

Ascom Setur - Texto e Foto

Durante a cerimônia de abertura do Kite for the Ocean, realizada na noite desta quinta-feira (21), a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) assinou um protocolo de permissão com o Winds for Future (W4F) para uso de maquinários que devem ser utilizados em atividades de limpeza de praias.

O Instituto, que se dedica a fortalecer ações visando a qualidade de ambientes costeiros, assumiu um compromisso de retirar 44 toneladas de resíduos do ecossistema litorâneo até maio de 2024.

A secretária Yrwana Albuquerque, após assinar o documento, destacou que é de extrema relevância a manutenção dos espaços limpos e acessíveis para uso geral de turistas e populações costeiras no Ceará.

“O que antes era uma questão de higiene, hoje é algo muito óbvio e necessário. Precisamos manter nossas praias limpas e contribuir com o futuro mais sustentável. É um presente que damos às futuras gerações. Consequentemente, teremos um ambiente mais agradável, bonito e seguro para todos que nos visitarem”.

Para Rômulo Alexandre, co-fundador do W4F, a iniciativa representa uma conquista para o futuro. “Temos um compromisso de tirar lixo do ambiente costeiro. E essa parceria, firmada agora entre a Setur e o W4F, nos permitirá mostrar que até maio de 2024 nos iremos fazer a diferença. Seja junto com a sociedade ou com o governo, vamos mostrar que nós iremos fazer a diferença pelas nossas praias”, disse.

Kite for the Ocean Summit

Realizado de quinta-feira (21) a sábado (23), na praça da Vila do Cumbuco, o evento contará com palestras, seminários, desfiles, gastronomia, rodas de conversas, dentre outras programações. Os temas versam sobre sustentabilidade, cidades costeiras, criativas e inteligentes, entre outros.

Já no domingo (24), a partir das 11h, terá a largada para a Kiteparade, maior desfile de kitesurfistas no mar simultaneamente. A largada será na Vila do Mar, na Barra do Ceará, em Fortaleza. A expectativa é que todos cheguem ao Cumbuco e formem o céu mais colorido do mundo entre as 12h e 15h. O anúncio oficial por parte do Guinness World Record para a quebra do recorde mundial será realizado às 18h.

Espaço no evento

O Governo do Estado, por meio da Setur e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), está com um estande no evento. No local, com cenografia que remete ao ambiente litorâneo, os visitantes podem encontrar material informativo como Guia Econômico, disponibilizado pela SDE, e o folder Ceará com informações turistas do destino.