PReVio lança quatro editais de licitação

23 de setembro de 2023 - 07:19 # # # # #

Ascom Casa Civil - Texto

Parcerias fortes e comprometidas para reduzir índices de violência em âmbito estadual. É isso que o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Estado do Ceará (PReVio) espera alcançar com o lançamento de quatro editais, em licitação pública nacional, prevendo a contratação de entidades para executar projetos de prevenção à violência e proteção social em dez municípios prioritários para o Programa: Fortaleza, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Sobral e Quixadá.

Segundo Carla da Escóssia, assessora de prevenção à violência e gestora do PReVio, a ordem é fortalecer ações que, em parceria com os municípios, venham a enfrentar as diversas situações de vulnerabilidade que abrem caminho para a violência. Os prefeitos municipais, gestores públicos, entidades e sociedade civil são fundamentais no estabelecimento desse compromisso e vêm dar suporte, muito especialmente, aos segmentos mais diretamente alcançados pela violência: mulheres em situação de violência, jovens moradores de áreas vulneráveis, adolescentes grávidas, população LGBT e crianças.

Conheça os projetos em processo de licitação e acesse os editais através do sítios da PGE e/ou da Casa Civil https://www.casacivil.ce.gov.br/editais/:

Itinerarte, projeto voltado a jovens de áreas mais vulneráveis dentro dos dez municípios contemplados pelo PReVio, que terão acesso à formação e fruição artística através da implementação de midiatecas e um Ateliê Itinerante, montado em ônibus adaptados para circulação na comunidade.

Já o Projema tem como público-alvo adolescentes e jovens gestantes, de 15 a 21 anos. É centrado na perspectiva de fortalecimento de vínculos e responsabilização materna, tendo como objetivo fortalecer os fatores de proteção da adolescente e jovem mãe e do bebê, por meio de um fluxo de cuidado integral que permite o desenvolvimento de suas habilidades parentais e a construção de um Projeto de Vida.

Empodera, projeto que atua junto à vulnerabilidade “cultura de violência contra a mulher” e aposta no empoderamento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar ao fortalecer fatores de proteção a partir do desenvolvimento de estratégias para rompimento do ciclo da violência. As atividades consistem em capacitação profissional, acompanhamento psicossocial, estímulo de habilidades socioemocionais e Projetos de Vida.

Por fim, os Cursos Voltados à Rede de Justiça Restaurativa e Cultura de Paz, têm previsão de realização de 60 cursos de Facilitadores de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz, no período de 36 meses, de forma presencial, nos dez municípios prioritários do PReVio.

PReVio

O Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Estado do Ceará (PReVio) é vinculado diretamente à Assessoria de Prevenção à Violência da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, e, sob seu escopo, estão projetos e ações voltados à redução e prevenção de crimes violentos em âmbito estadual. Estruturado a partir de quatro componentes – prevenção à violência juvenil e de gênero; prevenção e investigação policial; fortalecimento do Sistema de Medidas Socioeducativas e administração do Programa – tem como objetivos específicos: promover a qualidade dos serviços de prevenção da violência, voltando o foco para jovens e grupos vulneráveis em municípios priorizados; aumentar a capacidade de prevenção e investigação policial, principalmente na cidade de Fortaleza; e contribuir com o aperfeiçoamento dos serviços de reabilitação de adolescentes em conflito com a lei.