Evento de cinema da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador teve presença do Cineteatro São Luiz

24 de setembro de 2023 - 09:11 # # # #

Ascom do Cineteatro São Luiz

Entre 12 e 14 de setembro aconteceu o 1º SalCine Conecta em Salvador (BA) e o Cineteatro São Luiz esteve presente. Duarte Dias, programador e curador do cinema do Cineteatro, foi um dos convidados do evento que reuniu profissionais do setor audiovisual brasileiro no Cine Glauber Rocha. Ele foi um dos palestrantes da mesa “Desafios da difusão na consolidação e ampliação de públicos e audiências”, compartilhando a experiência do Cineteatro, que faz parte da Rede de Equipamentos Públicos da Cultura da Secretaria da Cultura do Ceará e é gerido pelo Instituto Dragão do Mar.

O 1º SalCine Conecta foi organizado pelo SalCine, programa da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador que visa o desenvolvimento do setor audiovisual na capital baiana. Além da participação de Dias, o evento contou com a presença da Vice-Prefeita Ana Paula Matos e do Secretário de Cultura e Turismo Pedro Tourinho, além do ex-Presidente da Ancine, Manoel Rangel, da Diretora-Presidente da Spcine, Viviane Ferreira, e do recém nomeado diretor da Agência Nacional de Cinema, Paulo Alcoforado, entre outros.

A programação do evento, cuja curadoria foi feita por Viviane Ferreira, incluiu mesas de discussão, masterclasses e exibições de filmes gravados na cidade de Salvador. Durante os três dias, gestores públicos, diretores, produtores, agentes de mercado, especialistas e profissionais do setor audiovisual brasileiro se encontraram para debater diversos temas ordenados em uma programação intensa de discussões e compartilhamento de experiências para o desenvolvimento do segmento no país, com ênfase especial na interação com a cidade de Salvador.

Duarte Dias foi um dos palestrantes da mesa intitulada “Desafios da difusão na consolidação e ampliação de públicos e audiências”. Na ocasião, Dias compartilhou sua experiência e perspectivas sobre os desafios enfrentados na atração de públicos para o cinema, apresentando o trabalho desenvolvido à frente do Cinema do Cineteatro São Luiz, que, desde a sua reinauguração em 2015, já contabilizou um público superior a 1 milhão de espectadores apenas para o audiovisual.

No painel em que Duarte estava presente, também partilharam experiências Maria Angélica, coordenadora do Programa de Alfabetização Audiovisual da Cinemateca Capitólio, de Porto Alegre (RS); Claudio Marques, idealizador e coordenador do Cine Glauber Rocha, de Salvador (BA); e Melina Bomfim, curadora e produtora de mostras e festivais, que mediou o painel.