Parque da Cidade vai favorecer desenvolvimento econômico, lazer e práticas esportivas em Barbalha

25 de setembro de 2023 - 16:16 # # # # #

Eudes Brasil - Ascom SOP - Texto
Ascom SOP - Foto

As obras do Parque da Cidade, importante equipamento dos caririenses, localizado no município histórico de Barbalha, seguem em pleno andamento e contam com 70% de execução. Quando concluído, o novo espaço vai proporcionar uma estrutura ampla e moderna para realização de grandes eventos, além de estimular lazer e práticas esportivas para os moradores da região.

Com área de 76 mil m², o equipamento passa por requalificação, que inclui nova pavimentação, troca de mobiliário e nova iluminação. No local, estão sendo construídos o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), uma quadra para prática de esportes de areia, um campo society, pista de salto triplo e em distância, pista de skate, além de uma brinquedopraça e uma academia ao ar livre. A estrutura do Ginásio Poliesportivo também passa por reforma. 

“Atendendo a necessidade de uma região que é tão rica culturalmente, o Governo do Ceará vai entregar um grande espaço para o Cariri, que também não se limita ao lazer e cultura, mas será um espaço ocupado por pessoas que praticam esportes, por crianças, famílias. É um equipamento completo”, explica o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira. 

“Esse novo espaço conta também com ciclovia e uma área urbanizada para caminhada. O ginásio pode ser utilizado tanto na parte esportiva como para reuniões e festejos, além de um amplo estacionamento. É importante porque o município recebe eventos importantes como a festa de Santo Antônio, que acontece no mês de julho e atrai pessoas de todo o Nordeste e de outras regiões do Brasil”, ressalta o gerente do 10º Distrito Operacional da Superintendência de Obras Públicas (SOP), José Muniz.

Além dos equipamentos esportivos, o projeto também prevê a construção de um palco fixo e quiosques de alimentação. Para receber o número elevado de visitantes, especialmente em datas festivas, o projeto conta com um espaço destinado à implantação de bolsões de estacionamento, com capacidade de até 460 vagas para veículos, proporcionando mais segurança e conforto para os usuários. 

“O Parque da Cidade contempla a região do Cariri como um todo no aspecto socioeconômico. É um espaço que gera renda, gera emprego e que movimenta a economia do local”, reforça Quintino Vieira.

A requalificação do parque recebe investimentos de R$ 15 milhões do Tesouro do Estado e fica à cargo da SOP. A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos até o fim de 2023.