Porto Iracema das Artes recebe atividades da 2ª edição do Efêmero Festival Experimental de Fotografia

26 de setembro de 2023 - 14:46 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto e Foto

Participando da 2ª edição do Efêmero Festival Experimental de Fotografia, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, recebe programação especial nos dias 28 e 29 de setembro (quinta e sexta-feira), em alusão ao Setembro Verde. Com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e realização do Ifoto – Instituto da Fotografia, o evento promove na Escola oficinas e fala aberta junto ao público de pessoas com deficiência (PcD). As inscrições foram realizadas diretamente junto a instituições que atendem o público de pessoas com deficiência não possui vaga para inscrições espontâneas.

A programação é organizada com atividades para PcD, artistas, estudantes da Porto e conta com momento aberto ao público em geral. Gratuitas, as iniciativas abordam temáticas sobre arte e acessibilidade.

O tema “Movimento e Imagem” foi selecionado para esta edição do festival, que ocorre de 26 de setembro a 1º de outubro de 2023, sendo direcionado por quatro marcadores “rua, experiência, memória e diversidade”. O festival realiza intervenções urbanas, projeções, oficinas e encontros nos muros e metrôs da capital cearense, apresentando fotografias de todo o País para o Ceará por meio de exposições a céu aberto, lambe-lambe, conversas experimentais e mostras.

Dia 28 de setembro (quinta-feira), a fotojornalista Viviane Siade realiza duas oficinas na Escola, sendo estas “Brinquedos Óticos – Oficina de câmara escura”, feita no Ateliê da Porto, das 9h às 12h, e “Retratos com Celular no Estúdio”, realizada no Estúdio e Pátio da Porto Iracema das Artes, das 14h às 17h. Os dois encontros são gratuitos e destinados para pessoas com deficiência.

Já no dia 29 de setembro (sexta-feira), será realizada a oficina “Ateliê de Acessibilidade: fotografia, poéticas e audiodescrição”, com Rubens Venâncio e Judas Tadeu Vilar Bernardo, na Porto, das 14h às 17h. A atividade é gratuita e voltada para pessoas com deficiência. Simultaneamente, a “Oficina Coletiva de lambe-lambe”, ocorre no Ateliê da Porto Iracema das Artes, das 14h às 17h. A ação é gratuita e aberta para artistas cearenses e estudantes da Escola.

Finalizando a programação, também no dia 29, ocorre a fala aberta “Conversas Experimentais: Arte, Fotografia e Acessibilidade”, com Lara Lima, Luiza Torres, Judas Tadeu Vilar Bernardo, Rubens Venâncio e Viviane Siade, no Pátio da Porto, às 18h30. Durante o momento, a projeção dos ensaios do Efêmero Festival e Ifoto será realizada na fachada e nos muros da Escola, com obras visuais que mesclam entre gifs, fotos e videoloops.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes recebe atividades da 2ª edição do Efêmero Festival Experimental de Fotografia
Quando: dias 28 e 29 de setembro, quinta e sexta-feira
Onde: Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público