Cogerh apoia no planejamento do Encontro de Comunidades Quilombolas na Bacia do Acaraú
27 de setembro de 2023 - 12:51 #Bacia do Acaraú #cogerh #Comunidades Quilombolas
Ascom Cogerh - Texto
A Cogerh, por meio do Núcleo de gestão da Gerência Regional das bacias do Acaraú e do Coreaú, se reuniu terça feira (26) com representantes das Comunidades Quilombolas da Bacia do Acaraú, na Comunidade Quilombola de Bom Jardim/Encantados, no município de Tamboril.
O encontro construiu, de forma participativa, os objetivos e a programação do Encontro das Comunidades Quilombolas da Bacia do Acaraú. O momento foi conduzido pelas técnicas Kamylle Prado e Adriana Oliveira.
Na oportunidade, foi favorecida a participação ativa dos presentes, os considerando como protagonistas desse processo. Através de perguntas orientadoras trabalhadas em grupos, foi possibilitado que os/as representantes pontuassem os temas mais pertinentes para os debates no evento.
Após a atividade, ficou definido que o Encontro acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro. O evento integra a programação da Semana da Consciência Negra da Comunidade de Bom Jardim/Encantados.
Renato Baiano, Coordenador Estadual das Comunidades Quilombolas do Ceará (CERQUICE) e membro do Comitê da Bacia do Acaraú, afirmou que o Encontro deverá fortalecer as comunidades quilombolas, dando visibilidade aos Quilombos, permitindo que ocupem os espaços de participação social no que diz respeito a gestão de águas no Ceará.
As comunidades Quilombolas têm uma vaga nata assegurada no segmento Usuários de Água na composição dos Comitês de Bacia do Estado do Ceará, conforme Decreto Nº32.470/2017. Atualmente, as Bacias do Acaraú e do Coreaú têm representações dessas comunidades em sua plenária.
Estiveram na atividade representantes de 5 das 7 comunidades Quilombolas da Bacia do Acaraú, compreendendo representantes dos municípios de Tamboril e Ipueiras. Além de Renato, Simone dos Santos também faz parte da Associação dos Remanescentes Quilombolas e do CBH Acaraú.