Programa Ceará Sem Fome é apresentado a gestores paraibanos

27 de setembro de 2023 - 11:08 # # #

Aline Freires - Ascom Gabinete da Primeira-dama - Texto e fotos

A primeira-dama do Ceará e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome esteve, nessa terça-feira (26), no lançamento de mais uma cozinha do programa, no bairro Serrinha, em Fortaleza. Na ocasião, a primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, e a secretária paraibana de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, que cumprem agendas em Fortaleza, também estiveram presentes na distribuição das refeições e puderam conhecer de perto um pouco da iniciativa.

A visita ocorreu no dia que a Rede de Unidades Sociais Produtoras de Refeições do Ceará Sem Fome alcançou o quantitativo de 208 cozinhas abertas, com mais de 20 mil refeições distribuidas na Grande Fortaleza e no interior. A presença da primeira-dama da Paraíba vem acompanhada do intercâmbio de ações voltadas à segurança alimentar das pessoas mais vulneráveis.

Em junho, uma equipe do Ceará Sem Fome, liderado por Lia de Freitas, esteve na Paraíba, onde conheceu programas do Governo da Paraíba como o “Tá na Mesa”, o “Prato Cheio” e os “Restaurantes Populares”. Pouco tempo depois, a experiência conhecida lá inspiraria a abrangência na oferta de refeições também por restaurantes e estabelecimentos similares situados nos municípios cearenses, conforme mensagem votada e aprovada pela Assembleia Legislativa e já sancionada pelo governador Elmano de Freitas.

A primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, reforçou que as cozinhas são mais do que um local para distribuir refeições prontas. “A ideia é tirar nosso povo da insegurança alimentar e mais do que isso, trazer ações estruturantes para essas pessoas. A partir desses espaços, vamos levar políticas públicas de capacitação, de esporte, de lazer, de alfabetização e de cuidados”, pontuou.

Para a primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, “é muito importante para a população ter as assistências de políticas públicas, principalmente matar a fome de quem mais precisa”, disse.

Ela revelou ainda que levará a ideia do Ceará Sem Fome ao governador da Paraíba e também presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, João Azevêdo.