Educação Profissional: seminário de gestores amplia debate para melhoria de processos

28 de setembro de 2023 - 16:15 # # #

Ascom Seduc - Texto
Rogério Bié - Seduc - Fotos

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), o seminário de gestores das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs). O evento ocorre em alusão aos 15 anos de implantação deste modelo de ensino pelo Governo do Ceará. Na oportunidade, os educadores assistiram a palestras e debateram sobre práticas exitosas, no intuito de aprimorar os processos e melhor atender os alunos. A programação também contou com a elaboração de um plano estratégico com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além da socialização do planejamento econômico do estado para o período de 2023 a 2026.

A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, explica que o evento tem a finalidade de discutir a política de educação profissional cearense, de maneira articulada ao fortalecimento da economia. “Esta é uma iniciativa estruturante na nossa rede, que está articulada à política de educação em tempo integral, considerada prioridade pelo governo. Com esse encontro, estamos potencializando as nossas ideias e criando mais oportunidades para a juventude”, considera.

O secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, salienta que a qualificação da mão de obra e o investimento em políticas tecnológicas e científicas são essenciais para o crescimento financeiro do Ceará. “As empresas precisam de capital humano bem formado. O poder público investir na capacitação profissional é uma ação estratégica, que se transforma em riqueza para o nosso povo e para o nosso estado”, argumenta.

Corina Bitu, diretora da EEEP Paulo VI, em Fortaleza, valoriza a realização do encontro. “Além de contribuir para que a gente possa sistematizar o trabalho e compartilhar nossos aprendizados, o seminário proporciona momentos de alegria e reencontro. Sou muito realizada por participar e contribuir com esse projeto tão importante, que eu presencio desde o começo e comprovo que faz a diferença na vida de muitos jovens. Sinto-me honrada em fazer parte deste processo, que proporciona formação profissional e de vida aos alunos”, enaltece a gestora.