SRH e prefeitos da Codessul visitam obras do Projeto Malha D’água

28 de setembro de 2023 - 13:37 # # # #

Ascom SRH - Texto e Fotos

O secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, acompanhou nesta quarta-feira (27) os prefeitos do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Centro Sul em visita as obras do Projeto Malha D’água, no município de Banabuiú. Estiveram presentes representantes dos municípios de Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Solonópole, Banabuiú e Quixadá, além do superintendente de Obras Hidráulicas do Ceará, Paulo Ferreira.

Com o Malha D’água, o Estado vai adensar a rede de adutoras, considerando todos os centros urbanos cearenses, com captação realizada diretamente nos mananciais com maior garantia hídrica. A primeira fase do projeto contempla a construção do sistema Adutor Banabuiú – Sertão Central com quase 700 km de extensão (291,61 km de adutora principal e 396,48km de ramais adutores), para fornecer água tratada para nove sedes municipais e 38 sedes distritais. O investimento é de R$ 643,3 milhões, com recursos do Governo do Ceará, obtidos por meio de contrato do Banco Mundial.

Para o secretário Robério, o momento é histórico para o Estado do Ceará. “Visitar essa obra hoje e saber que dentro de algum tempo os municípios do Sertão Central terão água de qualidade, tratada, em suas casas é emocionante. O Malha D’água é o maior projeto de segurança hídrica do país e o nosso papel é universalizar o acesso à água de qualidade aos cearenses de todas as regiões”.

A obra é realizada por seções. A 1ª será constituída pela Estação de Tratamento (ETA) e pela captação de água bruta. Da 2ª a 5ª seção serão constituídas pelos trechos do Sistema Adutor dimensionados para os abastecimentos das localidades, com prazos distintos em cada seção. Os primeiros municípios beneficiados com o Projeto Malha D’água serão Banabuiú (sede e Laranjeiras), Jaguaretama (sede) e Solonópole (sede, Assunção, Cangati, Pasta e Prefeita Suely Pinheiro).

Na segunda etapa serão beneficiados Dep. Irapuã Pinheiro (sede, Aurora, Bixio, Betânia, Marotoã e Velame) e Milhã (sede, Baixa Verde, Barra, Carnaubinha, Ipueira, Monte Grave). Na sequência serão beneficiados Piquet Carneiro (sede, Catolé da Pista, Ibicuã e Mulungu), Senador Pompeu (sede, Bonfim, Codiá, Eng. José Lopes e São Joaquim do Salgado), Mombaça (sede e Cangati), Pedra Branca (sede e Mineirolândia) e Quixeramobim (Encantado).

Na última etapa do Projeto, serão beneficiados Mombaça (Açudinho dos Costas, Boa Vista, Carnaúbas, Catolé, Cipó, Manuel Correia, São Gonçalo do Umari e São Vicente), Pedra Branca (Capitão Mor, Santa Cruz do Banabuiú e Tróia) e Tauá (Barra Nova/Bom Jesus).

Próximos sistemas

A 2ª etapa do Projeto Malha D’água, que contempla a construção do Sistema Adutor Sertões de Quixadá e Quixeramobim com 599 km de extensão, fornecendo água para quatro sedes municipais e 29 sedes distritais, já foi autorizada e será realizada com a contratação do empréstimo de 100 milhões de euros (cerca R$ 560 milhões) junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).Com o financiamento, o Governo do Ceará vai investir no fortalecimento da segurança hídrica, energética e ambiental, com um planejamento integrado visando o desenvolvimento rural sustentável e o uso racional dos recursos hídricos em uma das áreas com o maior nível de criticidade no abastecimento.