UP Itaitinga 5 recebe 4ª edição dos aulões preparatórios para Encceja e Enem PPL 2023

28 de setembro de 2023 - 14:35 # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - Ascom SAP - Fotos

Internos da Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5) continuam com a sequência de aulões preparatórios para o Exame Nacional Para Certificação de Competência de Jovens e Adultos e o Exame Nacional de Ensino Médio, marcados para acontecer, respectivamente, nos dias 17 e 18 de outubro e 12 e 13 de dezembro de 2023.

As aulas, organizadas pela Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), através da Coordenadoria de Educação, ocorrem até o mês de novembro, em sete unidades prisionais do Ceará, divididas entre Região Metropolitana de Fortaleza e as cidades de Juazeiro do Norte e Sobral. As aulas são transmitidas, em tempo real, para os internos de todas as unidades prisionais do Ceará. São dois aulões mensais de 3 horas, com dois professores de disciplinas diferentes. Os aulões possuem 14 professores envolvidos, em uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

O objetivo é proporcionar aulas com conteúdos específicos exigidos no Encceja e Enem PPL, desenvolver estratégias pedagógicas para o perfil dos internos, estimular a participação ativa dos participantes, promovendo interação, debates e troca de conhecimentos, além de avaliar o impacto do projeto por meio de indicadores educacionais.

Neste ano, foram inscritos 13 mil internos, batendo o recorde de inscrição, representando 61,47% da população carcerária. O Ceará se tornou o ente da Federação com o maior número proporcional de alunos inscritos no Encceja do Brasil.

O coordenador da educação da SAP, Rodrigo Moraes, tem grandes expectativas em alcançar bons resultados. “O esforço conjunto da SAP e Seduc, em não medir esforços, para oportunizar educação para as pessoas privadas de liberdade, com certeza irá transformar muitas vidas. Os aulões são só uma parte das inúmeras atividades educacionais que reforçamos para garantir a conclusão de estudo, acesso ao ensino superior e também dignidade aos internos. Estamos trabalhando para oferecer o que é de direito de todos eles. Gostaria também de agradecer a todos os professores e policiais penais que estão ajudando em todo esse processo, tornando tudo possível”, disse.

O coordenador da EEFM Aloísio Leo Arlindo Lorscheider, responsável pela educação nas unidades prisionais da região metropolitana de Fortaleza, Derek Tavares, pontua a importância da educação na vida dos internos. “Aproveitem esse momento. Infelizmente essa oportunidade não é para todos, pela quantidade de salas na unidade, mas a SAP vem na luta constante de construir e aumentar os espaços para proporcionar mais pessoas estudando no sistema prisional. O projeto dos aulões sofreu mudanças para tentar alcançar o maior número de internos, ao mesmo tempo, em todas as unidades. Essa é a nossa missão, através da educação, transformar a vida de vocês. No mais, desejo boa sorte e sucesso em mais essa jornada de imersão ao conhecimento”, afirma.

O interno da Unidade Prisional Vasco Damasceno Weyne (UP-Itaitinga5), John Lennon Barroso, comemora a oportunidade de concluir os estudos. “Quando entrei no sistema prisional, só tinha o ensino fundamental incompleto. Jamais imaginei que poderia dar continuidade e voltar a estudar estando privado de liberdade. Com esses aulões, consigo ver esse sonho ainda mais próximo de realizar. A educação está mudando minha vida. Não só a minha, mas de muitos internos dessa unidade. Pois tinham muitos que entraram dependentes de drogas e no mundo do crime, hoje estão saindo outras pessoas e ressocializadas”, disse.