ESP-CE apresenta resultados de pesquisa sobre ocorrência de diabetes e hipertensão em população Tabeba

29 de setembro de 2023 - 12:40 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP-CE - Texto e foto

Apresentação dos dados do estudo ocorreu durante seminário do PPSUS

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), apresentou, nessa quinta-feira (28), os resultados finais de uma pesquisa documental sobre a ocorrência da diabetes mellitus (DM) e hipertensão arterial sistêmica (HAS) em 14 comunidades do povo Tapeba em Caucaia, na Grande Fortaleza.

Coordenado pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da autarquia, o estudo foi explanado durante o Seminário de Avaliação Final do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS).

Nos últimos dois anos, os pesquisadores analisaram cerca de 600 fichas de saúde de indígenas cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) entre o período de 2010 a 2020. O levantamento aponta que pelo menos 22% dos pacientes analisados apresentavam tanto problemas relacionados à diabetes quanto à hipertensão. A maior ocorrência dos casos foi registrada em 2019 entre o público feminino residente no povoado de Jandaiguaba.

A coordenadora da pesquisa e colaboradora da Gepes, Lourdes dos Santos, destaca que a escolha pela construção desse banco de dados e o mapeamento de determinantes de saúde são fundamentais para a detecção e o tratamento precoce de doenças, bem como para a melhor tomada de decisão da gestão e dos profissionais de saúde em relação à problemática.

“O estudo reforça a necessidade de políticas públicas que possam minorar e reduzir a pobreza dessas pessoas, uma vez que, nem sempre, elas têm as mesmas condições de vida que os restantes dos brasileiros”, destaca a pesquisadora.

LEIA MAISESP/CE oferta capacitação e qualificação a profissionais indígenas

“A pesquisa de vocês leva na sua essência exatamente os preceitos perseguidos e defendidos pelo PPSUS, que é o de fazer com que a Ciência em Saúde seja revertida, de alguma forma, para a sociedade, por meio de resultados diretos e que impactam na realidade das pessoas”, ressaltou Luis Marques Campelo, representante da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde no Ceará.

Intitulado “Ocorrência de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Crônica na Saúde da População Indígena Tapeba em Caucaia-CE, de 2010 a 2020: análise epidemiológica”, o estudo deve ser disponibilizado na íntegra, em breve, no site da Cadernos ESP, revista científica da autarquia.

O PPSUS

As apresentações desta edição do PPSUS aconteceram em Fortaleza e foram abertas ao público. O evento contou com a exposição de 31 projetos aprovados na chamada 02/2020 da iniciativa e ocorreram por meio de áreas temáticas ligadas às linhas de pesquisa dos estudos. Já a análise dos projetos foi feita por pareceristas de diversas instituições de ensino e representantes da Sesa.

As apresentações desta edição do PPSUS aconteceram em Fortaleza e foram abertas ao público

Os projetos aprovados nesta chamada apoiam a execução de iniciativas destinadas a promover a formação de recursos humanos e a melhoria da qualidade de atenção à saúde no Ceará, no contexto dos atendimentos vinculados ao SUS.

A iniciativa é uma parceria entre a Funcap, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o Ministério da Saúde (por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Comunidade Tapeba

Maior etnia indígena do Ceará, a comunidade Tapeba constitui grupos locais de tamanho, padrão de assentamento, densidade e localização distintos. Dentro da geografia do município de Caucaia, eles ocupam formas diferenciadas de apropriação dos recursos naturais, sendo basicamente extrativistas e sazonais.