Neste fim de semana, Cagece instala segunda adutora suspensa em Fortaleza

29 de setembro de 2023 - 11:12 # # # #

Ascom Cagece - Texto

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), realiza entre as 7h de sábado (30) e as 4h da próxima segunda-feira (2), mais uma etapa das obras de duplicação do macrossistema de água de Fortaleza. Trata-se da instalação da segunda adutora suspensa em forma de arco, paralela à BR-116 no trecho próximo à Base Aérea. No último fim de semana, a companhia instalou equipamento semelhante no local.

A obra completa conta com investimentos na ordem dos R$ 31 milhões e vai beneficiar 400 mil pessoas.

Por segurança, será necessário implementar desvio temporário no trânsito na área. O acesso à BR-116 pela avenida Aguanambi por meio da rotatória, será interrompido e a circulação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) e dos trens de cargas da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) serão suspensos.

Objetivo

Os serviços têm o objetivo de implantar adutora de 1.200 milímetros de diâmetro para reforçar o macrossistema de abastecimento de Fortaleza. “Neste fim de semana vamos dar continuidade ao trecho em arco da adutora do macrossistema de água de Fortaleza, concluindo a travessia sobre a linha férrea e o canal do Tauape. Desta vez, será implantado o segundo trecho da adutora previsto no projeto. No final de semana passado o primeiro arco foi implantado com sucesso. Foi uma operação que saiu conforme o planejado, as equipes e os equipamentos funcionaram conforme o previsto e conseguimos encerrar os serviços com duas horas de antecedência”, explica o superintendente de Obras da Cagece, Richard Brown.

O gestor acrescenta que, por ser um serviço idêntico ao já realizado, a expectativa é que a implantação do segundo arco seja realizada sem intercorrências e dentro do prazo previsto. “Importante lembrar que, quando for concluída, a adutora proporcionará mais segurança hídrica para dez bairros de Fortaleza. Dessa forma, teremos o abastecimento do macrossistema desta linha duplicado desde a ETA-Gavião até o Barrilete da rua Coronel Alves Teixeira”, acrescenta.

Desvio temporário no trânsito

Para viabilizar o serviço, será necessário implementar desvio temporário no trânsito do local. O acesso à BR-116 pela avenida Aguanambi estará bloqueado. O condutor que está trafegando pela avenida Aguanambi no sentido BR-116 deve seguir na rotatória, acessar a segunda saída para continuar na avenida Aguanambi, entrar à esquerda na Borges de Melo e à direita para acessar a BR-116. Além disso, a circulação do Veículo Leve sobre trilhos (VLT) e dos trens de cargas da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) será suspensa.