Visita Multiprofissional: HGCC promove cuidado integral ao paciente

29 de setembro de 2023 - 09:57 # # # #

Marcelle Honorato - Ascom HGCC - Texto
Thiago Freitas - HGCC - Fotos

A visita multiprofissional é realizada semanalmente no HGCC, mas a ideia é ampliar a periodicidade para duas vezes por semana

O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), deu início às visitas multiprofissionais aos pacientes internados. A estratégia de cuidado consiste em ir ao leito do paciente para avaliar e monitorar seu estado com a percepção de diferentes profissionais, como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e residentes. Durante a visita, a equipe multiprofissional discute a evolução, agiliza exames e avalia resultados, possibilitando uma alta médica mais rápida.

Iniciada em agosto, a estratégia já conta com a aprovação dos pacientes. “Eu achei muito interessante. Às vezes, percebo que há estudantes no grupo da visita e eu acho muito importante, pois o aprendizado tem que ser contínuo e os estudantes, tendo a oportunidade de estar aqui evoluindo, possibilita ter mais profissionais habilitados no futuro”, opina a engenheira civil Gabriela Gonçalves, de 27 anos, que está internada, no HGCC, há mais de trinta dias.

Moradora do município de Novo Oriente, Gabriela está em tratamento no HGCC. Durante esse período, ela teve duas visitas multiprofissionais e considera que o conhecimento acumulado dos profissionais fez a diferença no seu tratamento. “A nutrição, por exemplo, me ajudou muito, pois eu tenho muitas alergias alimentares e venho sendo bem acompanhada pelos nutricionistas e pelos fisioterapeutas. Fiquei 11 dias na UTI sem andar e esses profissionais e os técnicos foram fundamentais, me ajudaram muito”, relata a engenheira.

A paciente Gabriela Gonçalves aprova a estratégia de cuidado e acredita que os pacientes serão beneficiado com uma equipe mais integrada e habilitada

De acordo com Orivaldo Alves Barbosa, chefe da clínica médica do HGCC, a integração da equipe contribui com o cuidado e a assistência ao paciente. “É um momento em que buscamos a visão dos outros profissionais e tentamos alinhar à conduta médica com ideias, objetivando reduzir o tempo de internamento do doente e visando uma comunicação mais efetiva entre os membros da equipe”, explica.

A visita multiprofissional também é uma oportunidade de o paciente tirar dúvidas sobre o seu caso e estreitar uma aproximação com a equipe hospitalar. “Eles chegam, fazem muita pergunta. É bom para o paciente, que responde e acaba também perguntando coisas sobre o seu caso. Eu acho maravilhosa essa atenção. Fomos muito bem atendidas e tivemos muitas explicações sobre o caso da minha filha, detalhes, né? A gente fica muito satisfeita”, relata a mãe de Gabriela, a dona de casa Sandra Gonçalves Cavalcanti, de 46 anos.

A visita multiprofissional também promove uma maior integração entre o especialista médico e a equipe assistencial, ou seja, fisioterapeuta, enfermeiro, assistente social, nutricionista, fonoaudiólogo, bem como estudantes. “É importante para o estudante perceber que ninguém trabalha só, ter essa visão holística. É importante também o doente se sentir cuidado, sentir que a equipe toda está trabalhando em prol dele, para sua melhora e desospitalização e para o alinhamento de conduta”, reflete Orivaldo Alves Barbosa.

A enfermeira Taline Soares Freitas considera que a visita multiprofissional traz muitos benefícios aos pacientes e possibilita um maior planejamento no cuidado. “A gente sai da visita com pontos que devemos potencializar no tratamento dado ao paciente. Precisamos dar uma atenção maior a esses pontos para que o paciente possa melhorar e ter uma alta mais rápida. Esse reforço promove um cuidado mais planejado”, resume a enfermeira.

Por ser um hospital de ensino, o HGCC realiza visita clínicas todos os dias aos pacientes internados. Já a visita multiprofissional é realizada semanalmente e a ideia é ampliar essa periodicidade para duas vezes por semana.