Corpo de Bombeiros faz alerta com dicas de prevenção de incêndios em cozinhas

3 de outubro de 2023 - 09:11 # # #

Ascom CBMCE - Texto

O CBMCE apresenta sugestões essenciais para garantir a segurança na cozinha e prevenir incêndios indesejados

Com o intuito de advertir sobre os cuidados a serem tomados no ambiente de uma cozinha, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) oferece dicas para garantir a segurança das famílias, nesse ambiente que é considerado central, e que carrega consigo um risco considerável de incêndios, devido ao uso extensivo de eletricidade e chamas abertas.

A principal preocupação são as chamas do fogão. Por isso, é prudente nunca abandonar o equipamento enquanto ele estiver ligado. Caso precise se ausentar, a orientação do Corpo de Bombeiros é desligar temporariamente o fogão, para eliminar qualquer risco de ignição acidental. Lembre-se também que panos, papéis e utensílios plásticos são suscetíveis ao fogo e podem rapidamente se transformar em combustível, caso entrem em contato com as chamas do fogão, ou do forno.

Outro cuidado importante é sobre a limpeza. Acúmulos de gordura e migalhas são um risco para a segurança, uma vez que se tornam altamente inflamáveis e podem desencadear incêndios perigosos. Realize limpezas regulares no fogão, forno, exaustor e em todas superfícies da cozinha. Certifique-se também de que os filtros de gordura na exaustão estejam limpos para evitar o acúmulo de resíduos inflamáveis.

É preciso atenção redobrada com o botijão de gás. Uma prática recomendada pelos bombeiros militares para aumentar a segurança de toda casa é armazenar o cilindro de gás de cozinha, do lado de fora da residência. Essa simples medida reduz os riscos de vazamento e reduz os riscos em caso de incêndio, facilitando o acesso dos bombeiros e equipes de resgate.

Por fim, é recomendável a troca do kit gás de cozinha a cada cinco anos, incluindo registro, mangueira e braçadeiras. Em caso de incêndio, desligue o registro do gás de cozinha e quadro de energia. Para solicitar ajuda, ligue 193.