Diretor do PNI visita Central de Abastecimento de Imunobiológicos do Ceará

3 de outubro de 2023 - 11:00 # # # #

Ascom Sesa - Texto e Foto

O diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Eder Gatti, visitou a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim) da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), nesta segunda-feira (2). Ele foi acompanhado dos gestores da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde da Sesa, da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Ceará. O diretor esteve em Fortaleza para o lançamento da Campanha da Multivacinação no Ceará.

“O Estado assume seu papel de organizar a distribuição de imunobiológicos a todos os municípios do Estado, garantindo o acesso a todos os cearenses. É um trabalho sério e técnico realizado pelo Governo do Ceará. A vacinação acontece com a parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, na qual todos cumprem o papel importante de a vacina chegar no braço da população”, destacou o Eder Gatti.

A Ceadim é responsável por garantir que as vacinas passem por todas as etapas com qualidade, que incluem a saída do laboratório produtor, recebimento pelo Estado, a checagem dos componentes, o armazenamento, a conservação e a logística de distribuição e transporte.

Foi a primeira vez que um gestor do Departamento Nacional de Imunização visitou a Rede. Para o secretário executivo de Vigilância da Sesa, Antonio Lima Neto (Tanta), que também esteve presente no encontro com o representante do PNI, “depois do lançamento da Campanha de Vacinação no Ceará, foi um coroamento desse dia. Foi um dia muito valioso para o Estado. Nesse momento, o diretor do PNI pode ver como o Ceará se organiza para levar os imunizantes até a população, e também viu como funciona a nossa regionalização”, disse.

O gerente da Central, Tarcisio Seabra, avaliou que a visita do representante do PNI foi bastante proveitosa. “Foi extremamente importante, pois mostramos todos os fluxos da nossa Rede de Frio Estadual, e através desse fluxo conseguimos a entrega desses imunobiológicos a toda população”, destaca. “O principal propósito da imunização não é simplesmente vacinar, e sim imunizar as pessoas com uma vacina segura e eficaz”, lembra Tarcísio.

O representante do Unicef no Ceará, Rui Aguiar, também esteve presente na visita à Central de Abastecimento. O gestor fez questão de frisar a importância da vacinação, ao lembrar da esposa, que teve poliomielite na época em que não existia essa vacina. “Estou no lugar mais importante do Ceará. É o centro de abastecimento de vacinas do Estado, a Rede de Frios como se chama. Esse lugar é bastante emocionante para mim. Porque sabemos que é daqui que saem os imunizantes para as crianças”, disse.

Ceadim garante fluxo de distribuição de vacinas

O fluxo da Central de Abastecimento do Ceará funciona assim: a Ceadim solicita os imunobiológicos para o Ministério da Saúde, a Superintendência Regional de Saúde solicita para a Ceadim, o município solicita para o polo regional de saúde e a sala de vacina solicita para o município. Todos os protocolos são colocados no Sistema de Informação em Insumos Estratégicos da pasta nacional.

Mensalmente, a Rede de Frio estadual faz a solicitação dos insumos ao MS baseada nos pedidos das regiões de saúde e em dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Central de Abastecimento de Imunobiológicos é uma estrutura utilizada para armazenar, distribuir e gerenciar vacinas e outros produtos imunobiológicos. O local desempenha um papel fundamental no sistema de saúde, garantindo que as vacinas estejam disponíveis e sejam entregues de forma segura e eficiente para a população e desempenha um papel importante em programas de vacinação e no controle de doenças infecciosas.