“Semana da Criança no Zé”: Theatro José de Alencar celebra o Mês da Criança com programação totalmente gratuita

4 de outubro de 2023 - 14:19 # # # #

Ascom TJA - Texto


Cinco espetáculos, além da “Visita Espetacular” e show de Luiza Nobel, são os destaques em diversos espaços do equipamento

O mês mais colorido do ano chegou e, com ele, diversos espaços do Theatro José de Alencar (TJA) – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – já estão se preparando para receber uma programação pra lá de especial, com espetáculos, shows e outras atividades alusivas ao 12 de outubro. E o que é melhor: tudo gratuito!

A “Semana da Criança no Zé” inicia no próximo sábado (7), às 17h, com a estreia do infantil “Srta. Marshmallow”, da Trupe ‘Caba de Chegar (retirada de ingressos pelo Sympla Bileto). No dia 11, às 15h, é a vez do Grupo Armorial de Teatro, de Maranguape, com “Bem-vindo à Chico City” (retirada de ingressos pelo Sympla Bileto). O dia 12 de outubro destaca em duas sessões, às 15h e 16h, a turminha do Instituto Teatro Público com sua divertida “Visita Espetacular” (limite de 150 pessoas por sessão).

Ainda no dia 12, às 16h, no Saguão, os pequenos ficarão com a atividade “Construindo Histórias”, tendo à frente a atriz Paula Yemanjá numa parceria com o Sesc Ceará. Finalizando o dia, às 16h30, o Palco Elzenir Colares (Jardim de Burle Marx) irá receber o show do projeto “Luiza Nobel para Crianças”, com a cantora e compositora cearense Luiza Nobel. A retirada de ingressos gratuitos também será feita on-line pelo Sympla Bileto.

Destacando a linguagem da dança, a cearense Rosa Primo irá apresentar seu solo “Iracema” no dia 13 de outubro, às 15h, no Palco Principal (100 lugares), tendo como público-alvo algumas instituições locais em parceria com o Sesc-Fortaleza. A “Semana da Criança no Zé” encerra no dia 15, às 17h, também no Palco Principal (100 lugares) e numa parceria com o Sesc-Fortaleza, com Well Fonseca e seu “Borboletário – Teatro para Bebês”, voltado especialmente para crianças de 6 meses a 5 anos de idade.

Conheça em detalhes a programação completa:

SRTA. MARSHMALLOW
“Srta Marshmallow” é um conto de fadas. Um desses contos que tem todos os ingredientes para uma boa receita: mocinha que cozinha melhor que a bruxa, príncipe que tem como amigo um espelho mágico poderoso e tem até o Sr Toupeira que tudo sabe e tudo vê. A Trupe vem chegando com mais uma história colorida onde você é a personagem principal. Autor: Aldo Evangelista. Direção: Ana Marlene e Cláudio Magalhães.
Quando: 7 de outubro, às 17h
Onde: Palco Principal TJA
Capacidade: 711 lugares
Duração: 60min
Classificação: Livre
Acessibilidade: local acessível somente na Plateia (térreo)
Gratuito – retirada de ingressos pelo Sympla Bileto TJA (a partir do dia 5, as 9h)

BEM-VINDO À CHICO CITY
Venha viajar na infância do mestre Chico Anysio e vivenciar as suas aventuras na terra de Chico City com os cavalheiros da alegria. Para combater o mau humor personificado pelo demônio da “INFERNET”, o grupo parte para Chico City. Para isto, irão voltar ao passado da vida de Chico Anysio e vivenciar os nove anos que, segundo ele, foram os melhores de sua infância de forma poética e lúdica, contando e recontando fatos e lendas, em um misto de passado, presente e futuro. Desprendendo-se a cronologia factual biográfica do homenageado e apropriando-se da licença poética, tendo como fio condutor de suas maiores inspirações artísticas, personalidades, causos e cultura da cidade de Maranguape.
Quando: 11 de outubro, às 15h
Onde: Palco Principal TJA
Capacidade: 711 lugares
Duração: 60min
Classificação: Livre
Acessibilidade: local acessível somente na Plateia (térreo)
Gratuito – retirada de ingressos pelo Sympla Bileto TJA (a partir do dia 9, às 9h)

VISITA ESPETACULAR
O passeio é conduzido, de forma lúdica e contextualizada, pelos personagens Beto, Bia, Bento e Bel Alencar. As crianças são recepcionadas no Pátio Nobre pelos anfitriões, depois sobem até o Foyer (Sala Izaíra Silvino), seguem para a torrinha e camarotes, em seguida passam pela Plateia, pelo Palco Principal, pelo Porão e pelo jardim do Theatro, projetado pelo artista plástico e paisagista brasileiro Roberto Burle Marx.
Quando: 12 de outubro, às 15h e 16h
Onde: vários espaços do TJA
Duração: 60min
Classificação: Livre
Gratuito – limite de 150 pessoas por sessão!

CONSTRUINDO HISTÓRIAS
Partindo da observação e leitura de diversas imagens, as crianças serão estimuladas a construir sentidos e criar novas histórias a partir dos jogos narrativos propostos na atividade. Paula Yemanjá é produtora, atriz, contadora de histórias e mediadora de leitura. Graduada em Letras pela Uece. Cursando a Pós-graduação Lato Sensu em “Narração Artística: Modos de Contar Histórias em Contexto Urbano? – Faconnect – Polo A Casa Tombada. É artista do Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis. Desenvolve atividades de mediação de leitura em escolas, centros culturais e bibliotecas comunitárias; também desenvolve oficinas de formação artística para o público infantojuvenil e adulto, atuando nas seguintes áreas: Literatura e Ludicidade; Processos de formação do ator; Contação de História; Dramaturgia e Improvisação; Memória e Contação de História.
Quando: 12 de outubro, às 16h
Onde: Saguão
Duração: 30min
Classificação: Livre
Gratuito

LUIZA NOBEL PARA CRIANÇAS
“Luiza Nobel para crianças” traz uma roupagem infantil à música popular brasileira, com viés feminista, empoderador e de representatividade, tanto por ser uma cantora negra, como pela escolha do repertório. Com participação especial do palhaço Batuta e embalados pelas canções “Negro Gato”, “História de uma gata” e tantos outros clássicos da música brasileira, o show infantil agrada as crianças e os papais.
Quando: 12 de outubro, às 16h30
Onde: Palco Elzenir Colares (Jardim)
Capacidade: 700 lugares
Duração: 60min
Classificação: Livre
Gratuito – retirada de ingressos pelo Sympla Bileto TJA (a partir do dia 10, às 9h)

IRACEMA
Iracema é uma mulher, é minha mãe sem dinheiro, é minha avó trabalhadora da terra, é minha irmã que não solta o celular. Iracema é um lugar, uma praia, uma estátua, um centro cultural, um bloco de carnaval, uma pizzaria. Iracema é uma índia, uma lenda, uma sereia, um fantasma, um biscoito recheado, uma caixa de papelão, um jogo eletrônico. Iracema é sobre a natureza e à vida, vivendo juntas. Uma história do coração da nossa terra, porque é uma história de todos os tempos e para todos! O trabalho parte da personagem feminina do romancista cearense José de Alencar para pensar e discutir questões que atravessam a figura da mulher, bem como o sentido de sua presença como parte dos povos originários do Brasil no passado e no presente. Mais do que contar a história de Iracema, nesse espetáculo iremos juntos imaginar que outras histórias de Iracema podem ser dançadas. Artista da dança, bailarina, professora e pesquisadora, Rosa Primo atua com dança há 40 anos. É professora dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança da UFC. Nos últimos anos vem desenvolvendo trabalhos solos, em parcerias com artistas convidadas, como Andreia Pires e Clarice Lima. Trabalhos estes, que circulam por diversos festivais nacionais. Atualmente tem realizado estudos em dança com portadores do TEA.
Quando: 13 de outubro, às 15h
Onde: Palco Principal (100 lugares)
Duração: 60min
Classificação: Livre
Gratuito – evento fechado para instituições!

BORBOLETÁRIO – TEATRO PARA BEBÊS
“Borboletário – teatro para bebês” é uma obra para crianças de 6 meses a 5 anos. Encenada pelo intérprete criador Well Fonseca, ator, contador de histórias e pesquisador do movimento no contexto da infância. Um intérprete toma forma de um ser místico, híbrido de figuras animalescas e aladas, narrando o seu nascimento e suas transformações, por meio de composições coreográficas, técnicas de circo e canto. Tecendo uma experiência teatral construída a partir do jogo lúdico do brincar, o faz de conta e distintas sonoridades, a obra nos leva a um lugar misterioso de segredos e descobertas, uma floresta onde a língua ainda é barulho e os seres vivos, ovos prestes a nascer. Projeto apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do II Edital Cultura Infância.
Quando: 15 de outubro, às 17h
Local: Palco Principal (100 lugares)
Público-alvo: crianças de 6 meses a 5 anos
Duração: 90min
Classificação: Livre
Gratuito – retirada de ingressos pelo Sympla Bileto TJA (a partir do dia 13, às 9h)

Serviço:

Semana da Criança no Zé 2023
Data: 7 a 15 de outubro de 2023
Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525 – Centro – Fortaleza – CE)
Ingressos: retirada on-line pelo https://site.bileto.sympla.com.br/theatrojosedealencar/
Classificação indicativa: livre
Outras informações: (85) 99238-8122 (bilheteria)
Programação gratuita