UTD finaliza mais um ciclo de formação e entrega 113 profissionais qualificados

4 de outubro de 2023 - 16:37 # # # #

Ascom Secitece - Texto e Fotos

Nesta fase, os estudantes concluíram os cursos “Informática Básica” e “Introdução ao Arduino”

Garantir inclusão tecnológica, qualificar para o mercado e promover o fortalecimento do desenvolvimento socioeconômico do Estado. Com este objetivo, a Universidade do Trabalho Digital (UTD) acaba de certificar mais 113 pessoas em cursos com foco na introdução e popularização da informática e tecnologia. O encerramento do mais recente ciclo de formação da UTD aconteceu nesta terça-feira (3/10) e foi marcado por um dia festivo com vivências pedagógicas e confraternização, na sede do programa, que fica no prédio do Cineteatro São Luiz, no Centro.

Os concludentes finalizaram os cursos “Informática Básica” e “Introdução ao Arduino”, plataformas que possibilitam o desenvolvimento de projetos eletrônicos e conhecimentos básicos dos pacotes de informática. As formações, inteiramente gratuitas, foram realizadas de forma presencial durante três meses, com aulas ministradas de segunda a sexta-feira.

A Universidade do Trabalho Digital (UTD) é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), gerido através de contrato com o Instituto Centec. O programa oferece cursos que vão desde formações básicas até níveis mais avançados, proporcionando formação gratuita na área de Tecnologia.

UTD como fator de inclusão digital

Com idades e perfis socioeconômicos diversificados, os estudantes possuem em comum a vontade de aprender e desenvolver projetos pessoais com o total apoio dos gestores e professores do programa.

Natividade Teixeira Cavalcante, 50 anos, está aguardando uma oportunidade para voltar ao mercado de trabalho e considera a formação ofertada pela UTD uma chance de se qualificar e aprender noções básicas de programas de informática. “Muitas portas já se fecharam pra mim e esse curso agora vai me ajudar a me colocar de igual pra igual com outras pessoas, inclusive, facilitar o meu aprendizado na faculdade. Estou muito feliz”, enfatizou Natividade, que concluiu o curso “Informática Básica”.

A UTD tem atuado para qualificar e facilitar o ingresso de novos profissionais no mercado de trabalho cada vez mais concorrido, por meio da sua plataforma de cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

Para Lavínia de Melo, 16 anos, o curso foi uma experiência única e um divisor de águas no seu processo de formação. “Esse curso foi a primeira oportunidade que eu tive para receber uma certificação. Qualquer emprego hoje exige pacote office simples e aqui eu tive a oportunidade de aprender e compartilhar conhecimentos com os colegas”, destacou Lavínia que concluiu o curso “Informática Básica”.

Adson Benevides, 18 anos, se identifica com a área de programação e eletrônica e quer seguir nesse campo de atuação no mercado de trabalho. “Foi uma experiência bastante proveitosa em que eu pude absorver novos conhecimentos. Hoje eu consigo resolver qualquer problema básico em sistemas de arduino”, pontuou Adson que concluiu o curso “Introdução ao Arduino”.

A coordenadora da UTD, Jamaci Oliveira, comentou sobre a importância de estar qualificado para quem almeja aumentar suas chances por melhores oportunidades de emprego. “A qualificação é decisiva na valorização e na autoestima do profissional. Por isso, o nosso trabalho é oferecer uma estrutura de formação bem equipada como forma de auxiliar no processo de aprendizagem desses jovens”, avaliou Jamaci.

Sobre a UTD

A UTD conta com salas climatizadas e mobiliadas, áreas comuns, recepções, espaços de convivência, secretaria, sala de reunião, sala de coordenação, auditório, banheiros e laboratórios de informática. A estrutura de TI conta com 159 microcomputadores, 7 data shows e 7 notebooks. Os laboratórios de Informática possuem capacidade total para acolher 152 pessoas.