Desfile trabalha moda acessível e apresenta roupas para pessoas com deficiência

5 de outubro de 2023 - 14:26 # # # #

Ascom SPS - Texto e Foto

Pensar em moda inclusiva para corpos diversos ainda é um desafio em todo o País. De acordo com o IBGE, vivem no Ceará cerca de 949 mil pessoas com deficiência. Para contemplar este segmento da população, que é desafiado cotidianamente nas ruas, escolas, universidades e ambientes de trabalho, a Secretaria da Proteção Social (SPS), realiza, na próxima segunda-feira (9), às 14h, no Shopping RioMar Fortaleza (Praça de Eventos, Piso L3), o 5° Concurso do Ceará Moda Acessível. O evento vai incluir e levar para a passarela dez modelos com diferentes tipos de deficiências, todas atendidas no Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid).

Luciana Lima (28) é atleta de vôlei sentado e foi a primeira cearense a ser convocada para seleção brasileira nesta modalidade. Além de atleta, ela trabalha no setor financeiro do Instituto Compartilha e cursa administração na Universidade de Fortaleza (Unifor). “Nada é fácil pra gente. Todos os dias precisamos criar novas formas de vencer os obstáculos que a sociedade nos impõe enquanto pessoa com deficiência, seja com capacitismo ou com a falta de acessibilidade. Desde que fui atropelada, quando tinha só 17 anos e precisei amputar uma perna, entendi que nós precisamos lutar pelas nossas causas, nossa autonomia e nosso direito de ter acessibilidade”, frisa Luciana Lima.

“É muito bom fazer parte de um evento que traz visibilidade para as pautas que lutamos, que é o desejo de ser visto e de ter nossos direitos assegurados. Como uso prótese e sou uma mulher alta, tenho ainda muita dificuldade com roupas e chinelos, e acho que o Ceará Moda Acessível traz atenção para essa necessidade. É urgente que se criem peças acessíveis para PCDs”, reitera a atleta, enquanto faz a prova da roupa criada sob medida para ela.

Yasmin Barbosa (16) desenhou a roupa que Luciana vai usar no concurso. Ela ainda está no Ensino Médio, mas sempre gostou de moda e atualmente faz um curso de estilismo. “A moda deve contemplar todas as pessoas e, para isso, ela precisa ser acessível para todos. Todo mundo deveria conseguir achar uma roupa que consiga se sentir bem e confortável”, lembra Yasmin, enquanto mostra seus desenhos com modelos de roupas acessíveis.

Na sala ao lado, Jhenyfer Santos (22), que está no primeiro semestre de Design de Moda conversa com sua modelo, Janaina Almeida, sobre os últimos ajustes para o look que ela criou. “Eu acho incrível a ideia de criar roupas, looks de alta costura, para pessoas com deficiência. É muito bom saber que vou aplicar o que estou aprendendo no meu curso em uma roupa que vai ser acessível e facilitar a rotina da Janaína, que tem baixa visão”, relata Jhenyfer.

A estudante reitera que acha importante um concurso que desafia todos a usarem o talento e a criatividade a serviço da moda inclusiva. “Nós estilistas precisamos ter a capacidade de criar para incluir, entendendo que pessoas com deficiência têm absoluta capacidade de se vestir com estilo, de trajar roupas com os melhores moldes”, reforça Jhenyfer.

Janaína Almeida (32) é atleta e líder do ranking brasileiro de atletismo para PCDs. “Estou muito ansiosa para o dia do desfile. Acho muito bacana mostrar nas passarelas modelos com deficiências. É uma forma de dizer que nós existimos e precisamos que a moda nos inclua e pense também em roupas acessíveis, que contemplem as nossas diferentes necessidades”, pontua a atleta.

A coordenadora do Cepid, Regina Tahim, destaca que o Concurso Ceará Moda Acessível se consolidou ao longo dos últimos anos como uma referência dentro da cidade de Fortaleza. “Nós conseguimos abrir esse debate sobre acessibilidade e ganhamos espaço dentro das universidades, porque antes de acontecer o evento, vamos até as turmas dos cursos de Estilismo e Moda e convidamos os alunos a participarem e entenderem que devem pensar em roupas também acessíveis, que contemplem PCDs. A ideia principal é que eles sejam vistos, ouvidos e respeitados”, ressalta Regina Tahim.

O 5º Concurso Ceará Moda Acessível é realizado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social (Ades). Ao final do desfile serão premiados os looks que ficarem em 1°, 2° e 3° lugares. A soma das premiações chega a R$ 4,5 mil.

Serviço

5° Concurso Ceará Moda Acessível
Data: 9 de outubro (segunda-feira)
Horário: às 14h
Local: Shopping RioMar Fortaleza (Praça de Eventos, Piso L3)