Cinco Unidades de Conservação estaduais realizam atividades do Viva o Parque neste domingo

6 de outubro de 2023 - 12:46 # # #

Ascom Sema - Texto

Neste domingo (8), tem Viva o Parque (VoP) em cinco Unidades de Conservação estaduais. Em Fortaleza, tem três locais: Parque Estadual do Cocó, na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho. Em Caucaia, as atividades ocorrem no Parque Estadual Botânico do Ceará. No Crato, na Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha, onde tradicionalmente ocorre a Expocrato. No Cocó, funciona de 7h às 12h, no Curió, Maranguapinho e Matinha, de 8h às 12h, e no Botânico, de 9h às 13h. O projeto é uma realização do governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema). As atrações servem à toda a família e são gratuitas.

Na programação tem yoga, tai chi chuan, biodança, zumba, dança de salão, aeróbica, slackline, recreação infantil com contação de história, brincadeiras tradicionais, oficinas, circuito de cross kids, cama elástica, parede de escalada e outras mais. O Parque Estadual do Cocó tem o diferencial do arvorismo, que acontece no sábado (7) e no domingo.

No Parque do Cocó, tem também a opção, no horário de 8h às 13h, de navegar pelas águas do rio e ver belezas naturais da fauna e da flora. Tem viagem de 20 minutos, de uma hora e dez minutos e outra de duas horas. Nestas duas últimas, o capitão do barco, Tenente Araújo, faz uma paradinha ao lado da ponte da Sabiaguaba para um “banho de rio”. É importante destacar que, para fazer os dois passeios mais longos, é preciso agendamento prévio por meio do telefone (85)98527.8216.

No Crato, o primeiro município do interior do Ceará a receber as atividades do projeto, as atividades acontecem no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante. No Botânico, além de todas as atividades do Viva o Parque, o público ainda pode passear nos pedalinhos do lago e curtir um piquenique em família, na área dos quiosques, ao lado do espelho d’água e caminhar na trilha de 6 km em meio a uma exuberante natureza. Na APA do Maranguapinho e ARIE do Sítio Curió, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para as crianças, coordenam as atividades, que recebem um bom público infantil.

Serviço

Projeto Viva o Parque

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico do Ceará
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 13h
Endereço: CE 090, rodovia que dá acesso às praias de Icaraí, Tabuba, Cumbuco e Cauípe, em Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, em Fortaleza.

APA do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.

ARIE Riacho da Matinha
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no município de Crato.