SDA e Embrapa estreitam parceria para fortalecer programa Hora de Plantar
6 de outubro de 2023 - 16:35 #Embrapa #hora de plantar #SDA
Ascom SDA - Texto e Foto
O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), Moisés Braz, recebeu representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Milho e Sorgo (MG) e Embrapa Semiárido (PE), em Fortaleza, nesta sexta-feira (6). A visita técnica teve como objetivo dialogar sobre parcerias para programas da agricultura familiar do interior cearense, como o Hora de Plantar.
Para Moisés Braz, a parceria entre SDA e Embrapa fortalece ainda mais as políticas de campo do Ceará. “A nossa parceria com a Embrapa é muito proveitosa aqui no Estado. O agricultor e trabalhador do campo é o principal beneficiário desse trabalho conjunto. E o nosso Hora de Plantar é a principal política e meio que o povo do campo percebe sementes para plantar e produzir”, destacou o secretário.
Há 36 anos o Hora de Plantar proporciona incrementos da produtividade agrícola com a distribuição de sementes e mudas aos agricultores familiares a cada safra. O projeto, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), foi transformado em política pública de Estado em 2021. Ao todo, são contemplados 182 municípios cearenses. Ficam de fora apenas Fortaleza e Eusébio, porque são municípios sem zona rural.
Segundo a titular da Coordenadoria de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf), Rocicleide Ferreira, o encontro tratou sobre novas parcerias entre Governo do Ceará e Embrapa. “Aqui no Ceará, as duas filiais têm atuação direta no programa Hora de Plantar. O encontro de hoje buscou justamente a ampliação de parcerias entre nossa secretaria e outras unidades da Embrapa. A ideia é que a gente possa cada vez mais melhorar a capacidade técnica e científica das nossas sementes, além de ampliação do programa de sementes do Estado para outras variedades. E com a ampliação dessas parcerias, neste ano, o Nosso Hora de Plantar virá forte e vigoroso”, projetou a técnica da SDA.
Analista da Embrapa que trabalha na área de desenvolvimento de cultivares e transferências de tecnologia, Reginaldo Resende Coelho pontuou que o encontro estreitou laços com as políticas de incentivo do Governo do Ceará. “A Embrapa tem parceiros aqui no Ceará. São 25 produtores licenciados pela empresa e com inscrição para produzir essas sementes e fornecer para o programa Hora de Plantar. O objetivo desse encontro foi estreitar relacionamento com a SDA e ajustar parceria também com o Governo do Ceará. Hoje, a Embrapa tem um programa de melhoramento genético e busca fazer desenvolvimento de cultivares do Brasil inteiro”, explicou.
No fim da reunião, técnicos da Embrapa visitaram o Laboratório de Análise de Sementes de Produção (LASP), na sede da SDA, na capital cearense.
Hora de Plantar
A atual edição do Hora de Plantar atende aos agricultores com sementes de milho híbrido (2 mil toneladas), milho variedade (500 toneladas) e sorgo forrageiro (180 toneladas), manivas (10 milhões de unidades) e raquetes de palma forrageira (2,5 milhões de unidades). O projeto inclui ainda a distribuição de mudas de cajueiro anão (375 mil), aroeira (5 mil) e sabiá (40 mil). O investimento foi de mais de R$ 25 milhões, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e do Tesouro do Estado.
A execução e assistência técnica do Hora de Plantar fica a cargo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em parceria com as secretarias municipais de Agricultura.