Centro Dragão do Mar traz ampla programação gratuita para o Dia das Crianças

9 de outubro de 2023 - 10:49 # # # #

Ascom Dragão do Mar - Texto

O programa “Dragão Encantado” traz oficinas, apresentações de cultura popular, espetáculos, feirinha, contações de histórias, shows, visita guiada em exposição, conteúdos lúdicos sobre Astronomia e sessões de cinema

Complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) realiza, na próxima quinta-feira (12), uma programação especial para celebrar o Dia das Crianças. Ampliando o Dragão Encantado, seu tradicional programa voltado à infância, o CDMAC traz uma ampla e diversificada programação durante todo o dia, quase toda ela gratuita. Com atividades das 9h às 20h, a agenda traz, entre muitas atrações, brincadeiras, jogos, oficinas, sessões lúdicas no Planetário, feirinha, visita no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, exibições no Cinema do Dragão, contação de histórias, apresentações de teatro, música e de cultura popular. Informações sobre essas e outras novidades podem ser acompanhadas no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br).

Segundo a superintendente do Dragão do Mar, Helena Barbosa, o Centro Dragão do Mar já vem trabalhando, a cada semana, por meio do Dragão Encantado, a formação de plateias infantis para múltiplas linguagens. “A programação especial no Dia das Crianças é uma celebração, mas também o reforço do compromisso que o centro cultural, enquanto espaço público, assume em democratizar e estimular o consumo das artes e da cultura na primeira infância, ofertando uma programação potente, integrada majoritariamente por projetos autorais de artistas cearenses, e atrativa para toda a família.”, declara a gestora.

Múltiplas Linguagens

Realizado normalmente aos domingos, neste dia, excepcionalmente, as brincadeiras e os jogos do Brincando e Pintando no Dragão acontecem pela manhã, das 9h às 12h, na Arena Dragão do Mar. A partir das 10h, o espaço sedia também a oficina “Desdobre e Dobre: oficina de Origami”. Ministrada por Uirá Carvalho de Oliveira e Rodrigo de Oliveira (Coletivo Tembiú) e voltada para crianças com idade a partir de 10 anos, a atividade ensinará os participantes a exercitar a criatividade a partir da produção de diferentes formas com as dobras de papel. Em seguida, às 11h, o Grupo Calu Maravilha apresenta “As alegrias de Mateus e a dança do boi bumbá”, teatro de bonecos com texto e direção de Eliézio Pereira, que conta a história de duas crianças que sonham em realizar uma festa do boi e, assim, resgatar a história dessa encantadora prática popular.

No turno da tarde, a partir das 15h, no Teatro Dragão do Mar, o premiado coletivo Projeto GOMPA exibe o espetáculo “Frankinh@ – Uma história em pedacinhos”, vencedor do Prêmio SESC de Artes Cênicas. O grupo mescla narração, teatro, dança, artes visuais e uma trilha sonora original, fazendo uma releitura inspirada nas personagens e situações da obra Frankenstein, de Mary Shelley. A peça coloca a arte em diálogo com a ciência, a biologia, a literatura e a física, e fala de temas como infância, crescimento, perda, isolamento, bullying, amizade, criatividade e aceitação de si mesmo e dos outros. O espetáculo tem reapresentação às 17h.O acesso é gratuito, mas é preciso retirar convite 1h antes das apresentações, na bilheteria do teatro.

O Brincando e Pintando no Dragão retorna com atividades lúdicas também no turno da tarde, das 15h30 às 18h30, na Praça Verde. Acompanhando a programação, também iniciando às 15h30, a arte educadora, professora de yoga e artesã Karen Vasques orientará a oficina de brinquedos reciclados “Bilboquê”, que convida seus participantes a produzir o brinquedo originado na França com o uso de garrafas PET.

A partir das 16h, também na Praça Verde, será a vez do Grupo Garajal trazer “Pé de Reisado”. De maneira lúdica e musical, o coletivo apresenta a história de como “Virismunda” e “Tião” plantaram a brincadeira do Reisado pelas bandas de cá. Na contação de história, o público adentra no universo da memória e da tradição popular dessa manifestação tão potente do nosso estado.

Também às 16h, até as 20h, o Espaço Rogaciano Leite Filho recebe mais uma edição da Chamego Feira, agora em edição Especial Dia das Crianças, com produtos de empreendedores locais. No local, também tem diversão garantida para a criançada, com pula-pula, piscina de bolinhas e pintura de gesso. E na compra de qualquer produto da feira, a pessoa compradora ganha um algodão doce ou uma pipoca.
Na Praça Verde, às 16h30, a multiartista Dione Morais conduz a oficina de brinquedos “Bichinhos divertidos”. Voltada para crianças com idade a partir de 7 anos ou menores acompanhadas por adultos, a atividade ensinará como produzir fantoches com palito. São disponibilizadas 12 vagas.
Também na Praça Verde, às 17h30 começa a contação de histórias “Passeio pelo mundo através das histórias”, do Grupo Era Uma Vez… Brincadeiras cantadas e desafios rítmicos com contos de diferentes lugares do mundo prometem diversão para espectadores de todas as idades.

Finalizando a programação com chave de ouro, dois shows musicais acontecem no Espaço Rogaciano Leite Filho. A partir das 18h30, a banda Dragaxé, integrada por jovens talentos da comunidade Poço da Draga, se apresenta, seguida de Lorena Nunes com “Xirezim”, um encontro ancestral e ao mesmo tempo afrofuturista. Uma festa e uma brincadeira que já começa com o título do show. Xirezim, é a junção do nome da roda sagrada dos orixás – Xirê – com o sufixo diminutivo, simbolizando carinho, xirezinho; e também fazendo alusão ao que é do universo dos pequenos, das crianças. Tudo isso carregando o acento nordestino. O sotaque ou “jeitin” cearense de falar “pequeninin”. É ancestral por saber e honrar de onde vem. Os ritmos africanos, afro-brasileiros e nordestinos formam a base do espetáculo. É afrofuturista, ao passo que o próprio encontro dos ritmos tradicionais, geram novo pulso e novas células. Estas lapidadas em arranjos que incorporam timbres eletrônicos, loops, samples e coro vocal, apresentando uma sonoridade jovem, ímpar e ao mesmo tempo familiar. Para concepção cênica e musical do novo show, Lorena Nunes se apresenta ao lado de Gustavo Portela (que também assume a direção musical), Batuta e Brena Freire.

Planetário

Excepcionalmente no Dia das Crianças, o Planetário Rubens de Azevedo traz uma programação estendida com seis sessões lúdicas entre os turnos da manhã, da tarde e da noite e com ingressos reduzidos a R$ 5,00 a meia e R$ 10,00 a inteira. “ABC do Sistema Solar” terá sessões às 9h30, 14h30 e 18h e “Kaluoka’hina” será exibida às 10h30, 15h30 e 19h. Os acessos podem ser adquiridos na bilheteria física do Planetário ou na Sympla Bileto (https://site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar/). As vendas das sessões serão iniciadas um dia antes, sendo 50% dos ingressos vendidos pela plataforma online e 50% dos ingressos vendidos presencialmente.

Museu

No Dia das Crianças, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) convida pequenos e seus responsáveis a conhecer a nossa mais nova exposição “Terra de Gigantes”! A exposição imersiva e interativa, concebida e curada por Daniel Lima, apresenta performances, textos, músicas e animações, transitando entre criações audiovisuais, teatro e cinema para proporcionar ao público uma imersão em poéticas a partir de perspectivas negras e indígenas no Brasil. Dois grupos de até 10 crianças e 15 acompanhantes serão formados para percorrer o espaço da Mostra, com visitas guiadas por educadores do Museu, às 15h30 e às 16h30. O acesso é gratuito, por ordem de chegada. Além de conhecer a linda exposição interativa, os grupos serão convidados para uma atividade artística/criativa surpresa.

Cinema

Integrando a programação do CDMAC para o Dia das Crianças, o Cinema do Dragão, em parceria com o Núcleo de Animação (NAVA), da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, realiza a primeira edição do “História(s) do Cinema para Infâncias”, projeto inspirado no filme “História(s) do Cinema”, de Jean-Luc Godard. A programação exibe, na sala 1, sessões de curtas integradas por filmes do primeiro cinema, obras pioneiras da construção da narrativa cinematográfica, além de trabalhos das últimas décadas protagonizados e/ou dirigidos por crianças, uma multiplicidade de perspectivas sobre infâncias, cinemas e sobre o Brasil. Além disso, no hall da sala 1, serão instalados brinquedos ópticos do pré-cinema, apresentando ao público as experimentações que serviram como base para a invenção do cinema e da imagem em movimento.

Segundo Fabio Rodrigues Filho, curador e programador do Cinema do Dragão, a ideia é envolver a criançada para além das exibições, apresentando aspectos da história do Cinema, tanto em relação à tecnologia da imagem, como também da conquista da linguagem cinematográfica.

A sessão “A Infância Do Cinema”, às 10h, apresenta curtas do primeiro cinema, cinema das atrações e começo do cinema narrativo. A sessão traz ainda um filme contemporâneo onde a relação de uma criança com a fotografia reconfigura a experiência dela com o mundo. Serão exibidas as produções ‘O Esqueleto Feliz’ (França, 1898), de Auguste Lumière e Edouard Lumière; ‘O Homem da Cabeça de Borracha’ (França, 1901), de Georges Méliès; ‘Corrida de Automóveis para Crianças’ (EUA, 1914), de Charles Chaplin; e ‘A Câmera de João’ (GO, 2017), de Tothi Cardoso.

“O Cinema Como Personagem” será o tema da sessão 1, com início às 11h. Com apresentação das produções ‘O Filme de Carlinhos’ (BA, 2014), de Henrique Filho; ‘Baile’ (SC, 2019), de Cíntia Domit Bittar; e ‘O Melhor Som do Mundo’ (SP, 2015), de Pedro Paulo de Andrade; a sessão propõe ao público descobrir com os próprios filmes sobre a produção de imagens e sons. As obras reunidas tratam do desejo e práticas de crianças com ferramentas do audiovisual, seja gravando, fotografando ou tentando fazer um filme.

A partir das 14h, a sessão “A Criança Diretora” traz filmes protagonizados e conduzidos por crianças. As obras reunidas são realizadas em diferentes cidades do Brasil e trazem discussões sobre afeto, relação com o espaço público e ancestralidade. As direções desses filmes são partilhadas ou contagiadas pelas crianças em cena: ‘Palavra Grande’ (CE, 2021), de Manoela Ziggiatti; ‘Mutirão’ (SP, 2022), de Lincoln Péricles (LKT); ‘Olhos de Erê’ (MG, 2020), de Luan Manzo, e ‘Balu’ (BA, 2014), de Paula Gomes.

Fechando a programação, às 16h, a sessão “Acessar e Transformar o Mundo” exibe ‘Lugar de Ladson’ (SP, 2022), de Rogério Borges, e ‘Rua Dinorá’ (CE, 2021), de Natália Maia e Samuel Brasileiro.

Programação Dragão Encantado – Especial Dia da Criança

9h às 12h – Brincando e Pintando no Dragão
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito e livre

9h30 – Sessão “ABC do Sistema Solar”
No Planetário Rubens de Azevedo
Ingressos promocionais a R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira), à venda na bilheteria física do Planetário ou na Sympla Bileto (https://site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar/)

10h – “Desdobre e Dobre: oficina de Origami”, com Uirá Carvalho de Oliveira e Rodrigo de Oliveira (Coletivo Tembiú)
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito. Classificação: 10 anos.

10h – História(s) do Cinema para Infâncias” – Sessão “A Infância Do Cinema”
Na sala 1 do Cinema do Dragão
Gratuito e livre mediante retirada de convite 1h antes na bilheteria do cinema.

11h – Teatro de Bonecos “As alegrias de Mateus e a dança do boi bumbá”, do Grupo Calu Maravilha
Na Arena Dragão do Mar
Gratuito e livre

11h – História(s) do Cinema para Infâncias” – Sessão “O Cinema Como Personagem”
Na sala 1 do Cinema do Dragão
Gratuito e livre mediante retirada de convite 1h antes na bilheteria do cinema.

14h – História(s) do Cinema para Infâncias” – Sessão “A Criança Diretora”
Na sala 1 do Cinema do Dragão
Gratuito e livre mediante retirada de convite 1h antes na bilheteria do cinema.

14h30 – Sessão “ABC do Sistema Solar”
No Planetário Rubens de Azevedo
Ingressos promocionais a R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira), à venda na bilheteria física do Planetário ou na Sympla Bileto (https://site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar/)

15h – Frankinh@ – Uma história em pedacinhos, do Coletivo Projeto GOMPA
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito mediante retirada de convite 1h antes na bilheteria do teatro. Duração: 45 min. Classificação: 6 anos

15h30 às 18h30 – Brincando e Pintando no Dragão
Na Praça Verde
Gratuito e livre

15h30 – “Oficina de Brinquedos Reciclados – Bilboquê”, com Karen Vasques
Na Praça Verde
Gratuito e livre

15h30 – Visita guiada à exposição Terra de Gigantes com o Educativo do MAC-CE
No Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Acesso gratuito e livre. Turmas limitadas a 10 crianças e 15 acompanhantes, por ordem de chegada. Duração: 60 min.

15h30 – Sessão “Kaluoka’hina”
No Planetário Rubens de Azevedo
Ingressos promocionais a R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira), à venda na bilheteria física do Planetário ou na Sympla Bileto (https://site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar/)

16h – Cultura Popular “Pé de Reisado”, do Grupo Garajal
Na Praça Verde
Gratuito e livre

16h – “História(s) do Cinema para Infâncias” – Sessão “Acessar e Transformar o Mundo”
Na sala 1 do Cinema do Dragão
Gratuito e livre mediante retirada de convite 1h antes na bilheteria do cinema.
Sessão com recursos de acessibilidade.

16h às 20h – Chamego Feira Especial Dia das Crianças
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Gratuito e livre

16h30 – Oficina de Brinquedos “Bichinhos divertidos – fantoches de palito”, com Dione Morais
Na Praça Verde
Gratuito e livre

16h30 – Visita guiada à exposição Terra de Gigantes com o Educativo do MAC-CE
No Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Acesso gratuito e livre. Turmas limitadas a 10 crianças e 15 acompanhantes, por ordem de chegada. Duração: 60 min.

17h – Frankinh@ – Uma história em pedacinhos, do Coletivo Projeto GOMPA
No Teatro Dragão do Mar
Gratuito mediante retirada de convite 1h antes na bilheteria do teatro. Duração: 45 min. Classificação: 6 anos

17h30 – Contação de Histórias “Passeio pelo mundo através das histórias”, do Grupo Era Uma Vez…
Na Praça Verde
Gratuito e livre

18h – Sessão “ABC do Sistema Solar”
No Planetário Rubens de Azevedo
Ingressos promocionais a R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira), à venda na bilheteria física do Planetário ou na Sympla Bileto (https://site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar/)

18h30 – Banda Dragaxé
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Gratuito e livre

19h – Sessão “Kaluoka’hina”
No Planetário Rubens de Azevedo
Ingressos promocionais a R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira), à venda na bilheteria física do Planetário ou na Sympla Bileto (https://site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar/)

19h – Show “Xirezim”, de Lorena Nunes acompanhada por Gustavo Portela, Batuta e Brena Freire
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Gratuito e livre

Além da programação especial no dia 12, outras atrações voltadas para o público infantil acontecem ao longo do mês

Brincando e Pintando no Dragão
1º, 8, 15, 22 e 29/10 (domingos), das 16h às 19h, na Praça Verde. Gratuito e livre.

[Cena Ocupa / Contação de Histórias] “Histórias de Senhor Vento”, com Ana Patrícia Moura
1º e 8/10 (domingos), às 17h, na Praça Verde. Gratuito e livre. Duração: 40 min.

Espetáculo “João e Maria – A Opereja”, da Cyntilante Produções
7/10 (sábado), às 17h, no Teatro Dragão do Mar
Ingressos: R$ 10,00 meia | R$ 20,00 inteira à venda na plataforma Sympla Bileto e bilheterias físicas do Dragão do Mar. Duração: 65 min. Livre

Espetáculo “Brincadeiras Perdidas”, da Betha Produções
14/10, sábado, 16h, no Teatro Dragão do Mar
Ingressos: R$ 10,00 meia | R$ 20,00 inteira à venda na plataforma Sympla Bileto e bilheterias físicas do Dragão do Mar. Duração: 40 min. Livre

[Cena Ocupa / Contação de Histórias] “As aventuras da Menina Sandra na Fazenda”, de Isabella Cavalcanti e Luiza Torres
15 e 29/10 (domingos), às 17h, na Praça Verde. Gratuito e livre. Duração: 30 min.

Serviço:

Dragão Encantado – Especial Dia das Crianças
Data: 12 de outubro (quinta-feira)
Horários diversos
Local: Espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza – CE)
Programações gratuitas ou acessíveis (ingressos promocionais para o Planetário a R$ 5,00 a meia e R$ 10,00 a inteira)
Mais informações no site do Dragão: www.dragaodomar.org.br