Corrida das Águas do Rio Acaraú, em Sobral, sensibiliza população para cuidado com meio ambiente e recursos hídricos
9 de outubro de 2023 - 16:05 #Corrida das Águas #Cuidados #Meio ambiente e recursos hídricos #Rio Acaraú
Ana Luiza Soares - Ascom Cogerh - Texto
Ascom Cogerh - Foto
Trajeto ocorreu às margens do Rio Acaraú e reuniu mais de 150 participantes
Com objetivo de sensibilizar a população sobre a necessidade de preservação e cuidado com a água e o meio ambiente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú promoveu, neste domingo (8), às 6h da manhã, a I Corrida das Águas do Rio Acaraú, em Sobral, região norte do Ceará. Apesar de sediado em Sobral, o evento contou com a participação e engajamento de mais de 20 municípios que compõem a bacia do Acaraú.
A corrida ocorreu em parceria com a Cogerh, a Prefeitura Municipal de Sobral, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), a Assessoria Esportiva Sprint Training e a Agência Municipal do Meio Ambiente. Também apoiaram a iniciativa esportiva o Distrito de Irrigação do Baixo Acaraú, a Cagece e o Grupo Votorantim.
Partindo do Parque Aurélio Pontes, cerca de 150 corredoras e corredores completaram o percurso de 5km. O trajeto ocorreu às margens do Rio Acaraú, passando pelo Parque Lagoa da Fazenda e o Parque Pajeú, locais que permeiam a cidade de Sobral e que destacam os ambientes verdes da cidade.
O membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú e corredor, José Maria Vasconcelos, destacou que o evento foi uma forma de chamar atenção para os cuidados com a natureza e os recursos hídricos locais. “Esse evento teve como objetivo chamar atenção da população com o cuidado com o rio Acaraú, e também com os parques aqui da cidade de Sobral. Então, a Cogerh, a SRH, o Comitê e os demais parceiros estão de parabéns por abraçar uma causa tão importante”, frisou.
O presidente do Comitê do Acaraú, João Marcelo de Andrade, conduziu todo o evento e destacou o trabalho realizado em prol da preservação do rio Acaraú. João Marcelo ressaltou a participação das diversas instituições parceiras na organização do evento, reforçando também o caráter institucional da corrida. Todos os inscritos receberam um kit com a camisa e ecobag do evento e na chegada foram premiados com a medalha de participação.
Na ocasião, também foram distribuídas cerca de 200 mudas de plantas de diversos tipos. Algumas foram plantadas de forma simbólica nos arredores do Parque Aurélio Pontes.
Para o gerente da gerência regional de Sobral, Hiago Gomes, o evento foi um sucesso, por se tratar da primeira corrida idealizada pelo Comitê do Acaraú. “Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado. A corrida inicia e encerra ao lado do Rio Acaraú, esse bem tão precioso para a bacia, para a região. O rio Acaraú, com seus usos diversos, apoia o desenvolvimento da cidade, das indústrias e da agricultura local, então, é de suma importância que continuemos a preservá-lo”, explicou.
A corredora Rosiane de Sousa, moradora de Granja e primeira colocada na categoria feminina, ressaltou a atenção especial ao Rio Acaraú. “Sem dúvidas um evento de caráter socioambiental muito importante. Todos estão de parabéns! Sobre a minha performance, fiquei muito satisfeita. Destaco também a boa organização do evento, foi tudo muito bem marcado, com hidratação na medida certa.”, finalizou.
O pódio com os três melhores colocados das categorias feminino, masculino e PCD levaram um troféu pela conquista. Os primeiros colocados das categorias foram:
Masculino: 1º Lugar – Janailson Kemerson, 2º Lugar – Lúcio Fernando e 3º Lugar – Diego Santiago
Feminino: 1º Lugar – Rosiane de Sousa, 2º Lugar – Patricia Silva e 3º Lugar – Eliene Costa
PCD: 1º Lugar – Josiane Lima.