Dia Mundial da Saúde Mental: especialistas do HSM alertam sobre a importância do autocuidado

9 de outubro de 2023 - 14:34 # # # #

Milena Fernandes - Ascom HSM - Texto
Helene Santos - Casa Civil - Foto Brauliana Barbosa - Arte gráfica

A busca por uma vida saudável requer não somente cuidados físicos, mas também mentais. Em 10 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Saúde Mental, momento oportuno para lembrar que os cuidados com o bem-estar mental devem acontecer o ano inteiro. Especialistas do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), enfatizam que a data traz uma reflexão sobre a atitude de olharmos para a condição da saúde da nossa mente, pois grande parte das pessoas ainda ignora os avisos do corpo.

O psicólogo e coordenador do Serviço Ambulatorial do HSM, Wesley Ramos, lista alguns sinais que merecem atenção. “É importante lembrar que cada pessoa é única e os motivos para ignorar os avisos da mente podem variar. Reconhecer a importância da saúde mental e buscar apoio quando necessário é fundamental para lidar com essas questões de forma eficaz”, alerta.

De acordo com Ramos, muitas pessoas negam a realidade de uma situação desafiadora, recusando-se a acreditar que algo está errado. O medo do desconhecido ou das consequências também pode levar a pessoa a evitar confrontar problemas mentais e/ou emocionais. O estigma associado às questões de saúde mental podem fazer com que muitas pessoas enfrentem suas próprias dificuldades.

Algumas pessoas simplesmente não reconhecem os sinais de alerta relacionados à saúde mental ou não entendem a importância de tratá-los. A falta de apoio ou de recursos para lidar com problemas de saúde mental podem fazer com que as pessoas ignorem os avisos. Outro empecilho são as preocupações com a autoimagem e o medo de parecerem vulneráveis. As pressões externas, como o ambiente de trabalho, relacionamentos ou questões financeiras, podem distrair as pessoas quanto à importância de olhar com atenção para a sua saúde mental”, explica.

Segundo o psicólogo, reconhecer quando estamos nos afastando da normalidade em termos de saúde mental pode ser desafiador, pois varia de pessoa para pessoa e depende do contexto individual. “No entanto, alguns sinais vermelhos podem indicar a necessidade de atenção e é preciso ficar atento”, orienta.

Todas as pessoas passam por momentos difíceis, mas se esses sinais persistirem por um período prolongado, é fundamental procurar ajuda profissional. A psicóloga do HSM, Juliana Murta, explica que, diante do sofrimento psíquico é muito importante a procura imediata por ajuda especializada para que seja oferecido o suporte e o tratamento adequado.

A prática de exercícios físicos é uma grande aliada nos cuidados com a saúde mental 

Conforme a psicóloga, alguns hábitos de autocuidado são muito importantes para a saúde mental, como a prática regular de exercícios físicos e alimentação saudável. Não cabe a terceiros, ou familiares, julgar a dificuldade que a alguém está passando. É preciso haver escuta qualificada e incentivar a busca por ajuda. “A pessoa não deve ser pressionada e é importante que ela sinta que não está sozinha. Os afetos e a presença de uma rede de apoio cuidadosa e segura são de extrema importância nesse processo”, enfatiza.

Estas são dicas gerais e que devem ser pensadas a partir do contexto de cada sujeito

Saúde Mental no Brasil

Desde 2017, o Brasil tem o maior índice de pessoas com transtornos de ansiedade e calcula-se que quase um bilhão de pessoas sejam portadoras de transtornos mentais em todo o mundo. No Brasil, segundo a OMS, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina.